Início » Esportes » Nordeste vai em busca do Tri consecutivo na Série D

Esportes

Nordeste vai em busca do Tri consecutivo na Série D

Neste fim de semana, Retrô e Itabaiana garantiram o acesso inédito à Série C do Campeonato Brasileiro, colocando o Nordeste em posição privilegiada na disputa pelo tricampeonato consecutivo na Série D. Os dois clubes, que ...
Redação, da Agência NE9
2 de setembro de 2024 - às 09:01
Atualizado 2 de setembro de 2024 - às 09:01
3 min de leitura

Neste fim de semana, Retrô e Itabaiana garantiram o acesso inédito à Série C do Campeonato Brasileiro, colocando o Nordeste em posição privilegiada na disputa pelo tricampeonato consecutivo na Série D.

Os dois clubes, que enfrentaram desafios fora de casa, confirmaram suas vagas para a terceira divisão em emocionantes partidas disputadas no domingo.

Quais os campeões do Nordeste da Série D?

Ano Campeão
2009 São Raimundo-PA
2010 Guarany-CE
2011 Tupi
2012 Sampaio Corrêa
2013 Botafogo-PB
2014 Tombense
2015 Botafogo-SP
2016 Volta Redonda
2017 Operário-PR
2018 Ferroviário
2019 Brusque
2020 Mirassol
2021 Aparecidense
2022 América-RN
2023 Ferroviário-CE

Retrô e Itabaiana Fazem História

O Retrô, da região metropolitana de Recife, enfrentou o Brasiliense no Distrito Federal. Apesar de ter perdido no tempo normal, o clube pernambucano manteve a frieza e venceu pela terceira vez consecutiva nas penalidades, garantindo o acesso.

Já o Itabaiana, jogando em um Amigão lotado em Campina Grande, segurou um empate sem gols contra o Treze e, graças à vitória em casa no primeiro confronto, também assegurou sua vaga na Série C.

Retrô e Itabaiana na Série C
Reprodução Instagram

Com o acesso garantido, Retrô e Itabaiana se enfrentarão na semifinal da Série D, sonhando com o primeiro título brasileiro de suas histórias.

O chaveamento coloca os dois clubes nordestinos em um confronto direto, transformando a semifinal em um espetáculo para os torcedores da região.

Nordeste Rumo ao Tricampeonato

A história da Série D é marcada pela presença constante dos clubes nordestinos, que já somam 13 participações em finais, com seis títulos e sete vice-campeonatos.

Em 2018, a região teve até uma final local, quando o Ferroviário venceu o Treze. Agora, com a chance de alcançar o terceiro título consecutivo, o Nordeste está mais uma vez em destaque.

Em 2022, o América de Natal conquistou a Série D. Já o Ferroviário levantou o troféu em 2023. Dessa forma, tornando-se o único bicampeão desta divisão.

Confrontos Definidos e Próximos Passos

A semifinal entre Retrô e Itabaiana terá dois jogos, com o primeiro confronto marcado para a Arena Pernambuco e o segundo para o Estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana.

LEIA TAMBÉM:
Estudo revela quais as cidades mais sustentáveis do Nordeste
Nordeste tem a “melhor safra” de governadores de sua história
Varejista do Nordeste pode virar a maior do Brasil

Contudo, o mando de campo foi determinado pelo somatório de pontos durante toda a campanha, dando ao clube sergipano a vantagem de decidir em casa.

O vencedor deste confronto garantirá a vaga na final. Ao mesmo tempo, garantem a oportunidade de lutar pelo título. Na outra semifinal, Anápolis (GO) e Maringá (PR) lutam pela outra vaga. Esses dois clubes também já conquistaram o acesso à Série C e sonham com o título da quarta divisão.

LEIA MAISCom melhor campanha na 1ª fase, Botafogo-PB é o Nordeste na Série C

Em suma, a expectativa é de que Retrô e Itabaiana proporcionem partidas eletrizantes. Dessa forma, representando a região com garra e determinação. A disputa pelo tricampeonato da Série D é mais uma demonstração do poder do futebol nordestino no cenário nacional.