Nordeste terá sistema de alertas emergenciais da Defesa Civil

Alerta da Defesa Civil. Foto: Governo Federal
Alerta da Defesa Civil. Foto: Governo Federal

O Nordeste terá um sistema de alertas emergenciais da Defesa Civil. Para isso, o Governo Federal iniciou nesta semana uma importante etapa dessa preparação que visa proteger vidas e reduzir os impactos de desastres naturais no Brasil.

Até o próximo sábado (5), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), faz uma capacitação de gestores estaduais do Nordeste para a implementação do Defesa Civil Alerta (DCA), sistema que moderniza o envio de alertas emergenciais.

Ao mesmo tempo, a iniciativa abrange todas as capitais nordestinas. Dessa forma, marca o início de uma nova fase de segurança e prevenção na região, especialmente com a chegada do período chuvoso em maio — época crítica para inundações, alagamentos e deslizamentos.

Sistema que salva vidas

O Defesa Civil Alerta já é realidade no Sul e no Sudeste desde dezembro de 2024. Antes de mais nada, tem se mostrado eficaz na emissão de alertas sonoros e visuais por meio da tecnologia Cell Broadcast — que envia mensagens diretamente para celulares, mesmo no modo silencioso, bloqueando temporariamente o conteúdo da tela para exibir o aviso.

Capacitação de gestores do Nordeste para a operacionalização do Defesa Civil Alerta (Foto: Divulgação/MIDR)
Capacitação de gestores do Nordeste para a operacionalização do Defesa Civil Alerta (Foto: Divulgação/MIDR)

“O Governo Federal vai disponibilizar o Defesa Civil Alerta para todo o Nordeste brasileiro. Esse sistema foi criado para salvar vidas e proteger o patrimônio das pessoas”, afirmou o ministro Waldez Góes.

Além do envio por celular, o DCA também se integra a canais como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alert. Desse modo, visa ampliar o alcance da comunicação em situações críticas.

Planejamento nacional escalonado

O lançamento no Nordeste faz parte de um plano escalonado que segue critérios climáticos e históricos de desastres em cada região do país. A tabela abaixo mostra o cronograma de implementação por região:

RegiãoPeríodo de CapacitaçãoFoco Principal
Sul e SudesteDezembro de 2024Chuvas intensas e enchentes
NordesteAbril de 2025Inundações e deslizamentos (período chuvoso)
NorteMaio de 2025Cheias sazonais
Centro-OesteAgosto de 2025Incêndios florestais e chuvas intensas

Prevenção e resposta mais ágeis

A princípio, o novo sistema será fundamental para oferecer respostas mais rápidas em situações de risco. Desse modo, vai dar à população tempo para agir com segurança. Com o treinamento dos estados nordestinos, o Brasil avança na proteção preventiva, tornando-se menos vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas e desastres naturais.

Assim, o Nordeste passa agora a contar com uma tecnologia de ponta para reduzir perdas e garantir maior segurança para milhões de brasileiros.

LEIA TAMBÉM

Rede Mateus chega a Salvador e vai gerar 350 empregos
Começa amanhã a celebração de Sabores e Criatividade do Nordeste
Chapada Diamantina: saiba tudo antes dessa viagem inesquecível