A cerveja da marca Graveteiro é produzida pela Coopercuc, cooperativa do sertão baiano apoiada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (CAR/SDR)
A Coopercuc, cooperativa do sertão baiano apoiada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (CAR/SDR), é responsável pela produção da cerveja Graveteiro. Na 14ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que ocorre no Parque Costa Azul, em Salvador, a biodiversidade da agricultura familiar baiana se destaca na elaboração de choppes, cervejas, cachaças e drinks. Durante o evento, a cerveja de umbu da marca Graveteiro, primeira cerveja artesanal produzida pela Agricultura Familiar no estado, ampliou sua distribuição por meio de uma parceria com a Ambev e a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), apoiada pelo Governo do Estado.
O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou os benefícios mútuos da parceria, destacando que a Ambev colhe um produto agroecológico, enquanto a agricultura familiar se beneficia da marca da Ambev para ampliar a circulação do produto. O primeiro lote da cerveja tipo saison com umbu será distribuído em cinco estados a partir de segunda-feira (18), com a meta de expansão para todo o Brasil em 2024.
Além da Graveteiro, outras marcas de cerveja artesanal da agricultura familiar baiana, como Cabruca, Cerveja de Licuri e Cerveja de Cajá, também recebem apoio do Governo do Estado. A Feira, considerada a maior da história, reúne mais de 1.500 expositores, 400 empreendimentos e mais de quatro mil produtos, contando com o suporte da Secretaria de Desenvolvimento Rural e sua Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional.
LEIA TAMBÉM:
– Tesouro turístico do Nordeste ganha novas dimensões; conheça
– Estados do Nordeste estão no pódio da gestão fiscal no país
– Nordeste desbanca o Sul como região que mais gera emprego
– Cinco personalidades do Nordeste para inspirar você em 2024
O governador Jerônimo Rodrigues, ao percorrer diversos stands da Feira, ressaltou a importância do desenvolvimento rural para o estado e evidenciou os avanços notáveis na agricultura familiar, antes considerada apenas para subsistência. A 14ª edição da feira prestou homenagens à liderança quilombola Mãe Bernadete Pacífico e ao líder do movimento negro Luiz Alberto, sendo uma realização do Governo do Estado em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).