Início » Economia » Nordeste tem três estados entre os que lideram queda da taxa de desocupação no Brasil

Economia

Nordeste tem três estados entre os que lideram queda da taxa de desocupação no Brasil

A região Nordeste tem três dos cinco estados que mais reduziram a taxa de desocupação do Brasil. Um levantamento divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostra que Pernambuco, Alagoas e ...
Redação, da Agência NE9
1 de setembro de 2022 - às 09:18
Atualizado 1 de setembro de 2022 - às 09:18
2 min de leitura

A região Nordeste tem três dos cinco estados que mais reduziram a taxa de desocupação do Brasil. Um levantamento divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostra que Pernambuco, Alagoas e Piauí estão entre as cinco unidades federativas que mais registraram queda.

Ao mesmo tempo, a taxa de desocupação apresentou queda em 22 unidades da federação no 2º trimestre de 2022, frente ao tri anterior, refletindo a redução, disseminada nos estados, do índice nacional de 11,1% para 9,3% no período.

Comparação anual

De acordo com o estudo, no confronto anual, todas as 27 UFs tiveram queda significativa da taxa de desocupação.

A princípio, o estado do Tocantins registrou o maior recuo do 1º para o 2º tri: menos 3,8 pontos percentual (p.p.), seguido por Pernambuco (3,5 p.p.) Alagoas, Pará, Piauí e Acre também se destacaram, com quedas de cerca de 3 p.p. nos quatro estados.

Mais sobre a pesquisa

A PNAD Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa. Tudo isso em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.

FONTE: Da Redação do NE9, com o IBGE