A região Nordeste tem três dos cinco estados que mais reduziram a taxa de desocupação do Brasil. Um levantamento divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostra que Pernambuco, Alagoas e Piauí estão entre as cinco unidades federativas que mais registraram queda.
Ao mesmo tempo, a taxa de desocupação apresentou queda em 22 unidades da federação no 2º trimestre de 2022, frente ao tri anterior, refletindo a redução, disseminada nos estados, do índice nacional de 11,1% para 9,3% no período.
Comparação anual
De acordo com o estudo, no confronto anual, todas as 27 UFs tiveram queda significativa da taxa de desocupação.
A princípio, o estado do Tocantins registrou o maior recuo do 1º para o 2º tri: menos 3,8 pontos percentual (p.p.), seguido por Pernambuco (3,5 p.p.) Alagoas, Pará, Piauí e Acre também se destacaram, com quedas de cerca de 3 p.p. nos quatro estados.
Mais sobre a pesquisa
A PNAD Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa. Tudo isso em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.
FONTE: Da Redação do NE9, com o IBGE