Início » Turismo » Nordeste tem sete dos 10 voos mais rápidos do Brasil

Turismo

Nordeste tem sete dos 10 voos mais rápidos do Brasil

Um levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelou um dado curioso sobre a malha aérea brasileira: sete dos dez voos mais rápidos do país estão no Nordeste. A informação reforça não só a ...
Redação, da Agência NE9
30 de abril de 2025 - às 08:36
Atualizado 30 de abril de 2025 - às 08:36
3 min de leitura

Embarque no avião no Aeroporto de João Pessoa. Foto: Eliseu Lins
Embarque no Aeroporto de João Pessoa.. Foto: Eliseu Lins

Um levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelou um dado curioso sobre a malha aérea brasileira: sete dos dez voos mais rápidos do país estão no Nordeste. A informação reforça não só a importância da aviação regional na conectividade de áreas turísticas e econômicas da região, mas também o papel que pequenas companhias aéreas, como a Abaeté e a Azul Conecta, vêm desempenhando para encurtar distâncias em estados como Bahia, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Piauí.

O voo mais rápido do Brasil parte de Salvador (BA) para Morro de São Paulo, no município de Cairu (BA). A viagem dura apenas 24 minutos, percorrendo uma distância de 83 quilômetros. Apesar de o destino também poder ser acessado por barco, a viagem pelo mar pode levar até três horas. E isso torna o trajeto aéreo extremamente vantajoso para turistas e moradores. Vale lembrar que nem todo mundo se sente confortável com o balanço do mar.

Além de Cairu, a Bahia aparece novamente no ranking com a rota entre Salvador e Maraú, na Península de Maraú, outro destino paradisíaco que se destaca no turismo ecológico. O voo leva cerca de 33 minutos, partindo do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães.

A Paraíba e Pernambuco também estão bem representadas na lista. A princípio, com os voos curtos conectando João Pessoa, Campina Grande e Caruaru a Recife. Dessa forma, encurtando distâncias que por terra demorariam bem mais devido às condições das estradas e ao trânsito urbano intenso da capital pernambucana.

O Aeroporto de Recife recebe quatro dos voos mais rápidos do Brasil.

Outro destaque é a rota entre Cruz (CE) e Parnaíba (PI), que reforça o papel da aviação para integrar regiões do litoral nordestino que ainda carecem de conexões terrestres ágeis e diretas.

Qual os 10 voos mais rápidos do Brasil?

# Origem Destino Duração Distância Empresa Estado(s)
1 Salvador (BA) Cairu (BA) 24 min 83 km Abaeté Bahia
2 Monte Dourado (PA) Almeirim (PA) 30 min 66 km Azul Conecta Pará
3 Araxá (MG) Uberaba (MG) 32 min 107 km Azul Minas Gerais
4 Patos de Minas (MG) Araxá (MG) 32 min 111 km Azul Minas Gerais
5 Salvador (BA) Maraú (BA) 33 min 129 km Abaeté Bahia
6 João Pessoa (PB) Recife (PE) 34 min 109 km Azul PB – PE
7 Caruaru (PE) Recife (PE) 36 min 121 km Azul Pernambuco
8 Campina Grande (PB) Recife (PE) 39 min 143 km Azul PB – PE
9 Cruz (CE) Parnaíba (PI) 39 min 152 km Azul CE – PI
10 Campina Grande (PB) Recife (PE) 40 min 143 km Voepass PB – PE

Assim, o Nordeste mostra seu protagonismo nos céus. E isso facilita o acesso a destinos turísticos estratégicos. Ao mesmo tempo que também reforça sua posição como uma das regiões mais interligadas por voos curtos no Brasil. E esse fator se mostra importante para o desenvolvimento econômico, a mobilidade regional e a descentralização dos grandes aeroportos.

Assuntos