O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC) registrou na noite desta quinta-feira (4) que um tremor de terra atingiu uma cidade do interior do Nordeste.
De acordo com o EMSC, a cidade de Cururupu, que fica do Maranhão, teve um tremor de magnitude 4,7.
Cururupu é distante 130 km de São Luís e com uma população de 31,5 mil habitantes. Os moradores experimentaram esse fenômeno sísmico, cujo epicentro é muito próximo do Oceano Atlântico, a uma profundidade de 360 km.
Por que a população não sentiu o abalo do tremor?
Embora tremores de magnitude 4,7 possam ser percebidos pela população, é raro que causem danos significativos. No entanto, devido à profundidade do tremor desta quinta-feira, é possível que muitas pessoas não tenham sentido o abalo.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem 4 universidades entre as melhores do país
– Nordeste tem a primeira moeda digital social do Brasil
– Conheça a programação do São João de Maceió
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) também observou cinco tremores de magnitude 5 no encontro das placas tectônicas Sul-Americana e Africana, no Oceano Atlântico, a mais de 1.300 km de São Luís.
LEIA TAMBÉM:
– Quando será o Carnaval de 2025?
– Conheça novos roteiros turísticos da Chapada Diamantina na Bahia
– Planta típica da Caatinga surpreende em receitas de geleias
Embora o Brasil não seja conhecido por registrar terremotos de grande magnitude, tremores menores são relativamente comuns no país. Em 2014, por exemplo, um tremor de magnitude 4,6 atingiu Eirunepé (AM), a uma profundidade de 580 km. Contudo, os moradores não sentiram.
Outra cidade próxima, Itapecuru-Mirim (MA), a 350 km de Cururupu, já experimentou pequenos tremores de terra em março de 2023 e dezembro de 2020, demonstrando a atividade sísmica ocasional na região. A população deve estar atenta e seguir as orientações dos órgãos responsáveis em casos de eventos sísmicos.
Fotos: Google Maps e imagem ilustrativa Dall-E