O Nordeste brasileiro está em festa. A partir desta sexta-feira, 3, a cidade de Salvador, na Bahia, recebe o Festival Liberatum, um evento que promete ser um marco na interseção da cultura negra, arte e expressão. Durante três dias, o Centro de Convenções será palco de discussões, performances e homenagens envolventes, com um foco especial na diversidade cultural e na redefinição do imaginário popular.
O festival conta com a presença de convidados ilustres, tanto nacionais quanto internacionais, que vão compartilhar suas experiências, visões e inspirações com o público. Entre eles, destaca-se a estrela de cinema americana Viola Davis, vencedora do Oscar, do Emmy e do Globo de Ouro, que vai participar de uma mesa sobre a Afrodiáspora, ao lado da atriz Melanie Clark, da brasileira Taís Araújo e do produtor Julius Tennon.
Outros nomes que vão brilhar no evento são a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que vai abrir o festival com uma palestra sobre sua vida dedicada à cultura; a cantora norte-americana Debbie Harry, vocalista da banda Blondie, que vai falar sobre a linguagem da música com a artista baiana Majur e o diretor Rob Roth; a cantora e compositora IZA, que vai liderar um debate sobre o redesenho da cultura preta no imaginário popular, com a participação do modelo Alton Mason, do jornalista Hisan Silva, do fotógrafo Pedro Batalha e da vereadora Erika Hilton.
O primeiro dia do festival vai terminar com o Prêmio e Gala de Honra Cultural Liberatum, concedido à cantora maranhense Alcione, conhecida como a Rainha do Samba, com performances da baiana Luedji Luna. Esta celebração, no entanto, é restrita aos convidados.
LEIA TAMBÉM:
– Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
– Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
– Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
– O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística
Promover a cultura
O Festival Liberatum é uma iniciativa da organização internacional Liberatum, fundada em 2001 pelo escritor e cineasta Pablo Ganguli, com o objetivo de promover a cultura, a educação e a inovação em todo o mundo. O evento já passou por mais de 40 países, reunindo personalidades como Francis Ford Coppola, David Lynch, Marina Abramovic, Pharrell Williams, Ai Weiwei, entre outros.
O festival em Salvador é uma oportunidade única para celebrar a cultura negra, reconhecer seus talentos e contribuições, e ampliar o diálogo sobre temas relevantes para a sociedade. Para saber mais sobre a programação completa, acesse o site oficial do evento.