A energia solar está em expansão em todo mundo. Cada vez mais investimentos na produção de energia de fontes renováveis surgem em todo o mundo e, aqui no Brasil, não ficamos atrás. E é na região Nordeste que a energia solar se destaca. Conta atualmente com 2,4 GW em usinas fotovoltaicas em operação. Esse número representa 70% de toda a capacidade de produção de energia solar do país.
Contudo, também é a principal região em termos de novos empreendimentos, alcançando 13,9 GW dos 24,3 GW de projetos em desenvolvimento. Da mesma forma, junto com os 2,4 GW já produzidos atualmente, com essas novas usinas em operação, a capacidade de produção na região vai aumentar em cinco vezes.
Já na geração solar distribuída, são 1,1 GW de potência instalada e mais de 90 mil conexões operacionais. Também conta com empreendimentos, alcançando 13,9 GW dos 24,3 GW de projetos em desenvolvimento atualmente.
Primeiramente, o Ceará ocupa o todo da lista da região nesse segmento (à frente de Bahia e Pernambuco), com mais de 14 mil conexões e 206,3 MW instalados, que beneficiam 18,4 mil consumidores em 98,4% dos 184 municípios cearenses.
De acordo com dados da Agência Internacional de Energia mostram hoje o Brasil na 9ª colocação do ranking anual global, no qual os cinco primeiros são China, Estados Unidos, Vietnã, Japão e Alemanha.
Fonte: Com a ABSOLAR