O 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake revelou os dez projetos educacionais mais inovadores e transformadores do país em 2024. Dessa forma, destaca práticas pedagógicas que conectam escolas, territórios e comunidades. E quatro dessas escolas são do Nordeste.
Com o patrocínio do Grupo CCR e apoio do Ministério da Cultura, o prêmio celebra ações que valorizam saberes locais, integram tecnologias e promovem mudanças significativas no contexto educativo.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 14 de dezembro de 2024, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. E contará com a exibição de mini documentários sobre cada projeto vencedor.
Quais as escolas do Nordeste premiadas pelas práticas pedagógicas?
1. Carnaúba 360º
- Escola Municipal Aba Tapeba (Caucaia, Ceará)
Primeiramente, o projeto utiliza tecnologias como realidade virtual para explorar a cultura local e a importância da carnaúba, conectando estudantes com as raízes culturais.
2. Super Atletas
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Azevedo (Baía da Traição, Paraíba)
Inspirado na cultura indígena Potiguara, o projeto desenvolve práticas esportivas promovendo inclusão e fortalecendo a identidade dos alunos através do esporte.
3. Eu, Criança do Pelô
- Escola Municipal João Lino (Salvador, Bahia)
A iniciativa destaca a riqueza cultural do Pelourinho, envolvendo crianças em projetos artísticos e educacionais que resgatam a história e a herança afro-brasileira do bairro.
4. Valorização da Produção das Artesãs Vassoureiras
- Escola Municipal Tennyson Fontes Souza (Itabaianinha, Sergipe)
O projeto valoriza o trabalho das artesãs locais. Desse modo, integra atividades pedagógicas que fortalecem a economia criativa da região.
Os Projetos Premiados em Todo o Brasil
Projeto | Escola/Instituição | Localização |
---|---|---|
Meu rio também é digital | Colégio Estadual Indígena Yvy Porã | Tomazina, Paraná (PR) |
Mapeando Minha Quebrada | Escola Estadual Geraldo Jardim Linhares | Belo Horizonte, Minas Gerais (MG) |
Produção multimidiática em língua Macuxi | Escola Estadual Indígena Lino Augusto da Silva | Boa Vista, Roraima (RR) |
Carnaúba 360º | Escola Municipal Aba Tapeba | Caucaia, Ceará (CE) |
Super Atletas | Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Azevedo | Baía da Traição, Paraíba (PB) |
Eu, Criança do Pelô | Escola Municipal João Lino | Salvador, Bahia (BA) |
Valorização da Produção das Artesãs Vassoureiras | Escola Municipal Tennyson Fontes Souza | Itabaianinha, Sergipe (SE) |
Meliponário e conscientização ambiental | Escola Municipal Terra Prometida | Aparecida de Goiânia, Goiás (GO) |
Cartilha educacional sobre o batuque de umbigada paulista | Instituto Federal de São Paulo – Campus Capivari | Capivari, São Paulo (SP) |
Alfabetização de jovens, adultos e idosos em território ribeirinho | Unidade Pedagógica Nossa Senhora dos Navegantes | Belém, Pará (PA) |
A Educação como Ferramenta de Transformação
A princípio, os projetos premiados evidenciam como a educação pode ser um elo poderoso para promover mudanças significativas em comunidades.
Ao mesmo tempo, no caso das escolas nordestinas, a valorização da cultura local, a inclusão social e a integração com o território são destaques que reforçam a riqueza e a diversidade da região.
Desse modo, os detalhes completos sobre cada iniciativa podem ser encontrados no site oficial do Instituto Tomie Ohtake: www.institutotomieohtake.org.br/territorios.
Em suma, que esses exemplos sirvam de inspiração para outras escolas e educadores, provando que a inovação é possível mesmo em contextos desafiadores.