O Anuário da Cerveja 2022, divulgado nesta quarta-feira (5) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, mostra que o Nordeste é a segunda região que mais emprega no setor cervejeiro, com 16% dos 44 mil postos de trabalho gerados pelas cervejarias no Brasil. A região tem 120 fábricas, sendo que oito foram inauguradas em 2022, um crescimento de 7,1%, abaixo da média nacional de 11,6%. O país tem hoje 1.729 cervejarias.
A Bahia lidera o ranking nordestino com 30 fábricas, três a mais que em 2021, seguida pelo Rio Grande do Norte e Ceará, que passaram de 19 para 20 cada. Fortaleza é a única capital do Nordeste que está entre as 22 cidades brasileiras que têm mais de 10 cervejarias instaladas. A capital cearense tem 11 fábricas.
O presidente da Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, Gilberto Tarantino, destaca o papel das cervejarias artesanais, que representam 97% das fábricas do país e cerca de 3% do mercado. Segundo ele, essas empresas contribuem para o desenvolvimento local, a inovação, a qualificação profissional, o turismo e a arrecadação de impostos.
Ele defende ainda uma maior justiça tributária para o segmento, que hoje é tratado da mesma forma que as grandes indústrias. “Outros setores, como o de panificação, têm CNAES diferentes para padarias e indústrias de panificação, por exemplo. Precisamos de uma diferenciação semelhante”, afirma Tarantino, que representa mais de 700 associados.
Regiões
São Paulo continua na frente como o estado com mais cervejarias registradas: são 387 fábricas, 47 a mais que em 2021. O Rio Grande do Sul vem em segundo lugar, com 310 fábricas, 25 a mais que no ano anterior. Minas Gerais foi o estado que mais cresceu em número absoluto de cervejarias: foram 33 novas fábricas em 2022, chegando a 222 e superando Santa Catarina no terceiro lugar do ranking.
A região Norte foi a que teve o maior aumento percentual de cervejarias em 2022: foram seis novas fábricas, um crescimento de 20% em relação a 2021. Porém, a região ainda é a que tem menos fábricas no país: são apenas 36, ou 2,1% do total. A região Sudeste foi a segunda que mais cresceu proporcionalmente: foram 798 cervejarias em 2022, um aumento de 15,5%.
O Anuário está disponível no site do MAPA, no link https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/setor-cervejeiro-segue-crescendo-a-cada-ano-aponta-anuario.