A permanência de uma frente fria no Nordeste contribui para o estabelecimento de um corredor de umidade nas principais áreas produtoras da região.
Esta sexta-feira (4) será marcada por chuvas amplas e volumosas em quase todos os setores. O grande destaque da previsão são os grandes acumulados previstos pela média das projeções. Na grande região de Entre Rios (BA) a sinalização é de 80 mm ao longo do dia, seguido por Alto Médio Canindé (PI) com indicativos de 70 mm e nas proximidades de Alto Mearim e Grajaú (MA) onde há indícios de 50 mm.
Até mesmo algumas áreas do sul do Ceará, oeste de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, podem registrar chuvas entre os 20 a 40 mm de forma isolada. A permanência desse corredor de umidade, contribui para a recuperação e o bom armazenamento de umidade no solo. Este panorama é muito favorável na região, visto que o plantio da safra 2022/23 se inicia nos próximos dias.
Por outro lado, uma massa de ar frio, incomum para a época do ano, se aproxima da região. E já nesta sexta, o amanhecer e anoitecer será ameno, principalmente sobre o interior do estado baiano. Eventualmente, as temperaturas mais baixas podem limitar os processos fisiológicos das plantas, o que pode resultar no atraso de alguns dias na evolução dos estádios fenológicos das lavouras.
As projeções para o final de semana, mantém a atuação do corredor de umidade, com um leve diminuição das chuvas no sul da Bahia. Contudo, a entrada da próxima semana também poderá ser chuvosa na região.
FONTE: Do Agrolink
Foto: Wllana Dantas