As vendas em shoppings centers do Nordeste tiveram um crescimento de 31,6%. Ainda de acordo com o o balanço trimestral da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) a alta no país foi de 34,8%, descontando a inflação esse número é de 22,2%,
O resultado foi o primeiro positivo do setor desde o mesmo período de 2019, quando foi registrado um crescimento de 8,5%. O desempenho negativo nos anos subsequentes ocorreu devido à pandemia, com os shoppings acumulando quedas de 9,1% e 25,9% nas vendas nos primeiros três meses de 2020 e de 2021.
Segundo a Abrasce, o resultado está ligado também à forte variação das vendas em março na comparação com o mesmo mês no ano anterior. A alta foi de 132,5%. Já em fevereiro, o aumento anual foi de 10,6%, e de 10% em janeiro.
Todas as regiões do Brasil apresentaram recuperação no setor. O levantamento destaca os resultados no Norte, com crescimento de 42,7%, e no Sudeste, de 38,1%, que ficaram acima da média nacional.
O Centro-Oeste apresentou alta de 32,9%, enquanto o Sul, 28,5%.
Houve aumento, ainda, no número de visitantes nos shoppings, que a associação atribui ao avanço da vacinação contra a Covid-19. O fluxo de visitantes aumentou 22,3% em janeiro, 24,2% em fevereiro e 153% em março, comparando com os mesmos meses de 2021.
FONTE: Da Redação do NE9, com a CNN Brasil e Ascom Abrasce