O Ministério do Turismo brasileiro está articulando fortalecer as relações turísticas internacionais. E uma dessas iniciativas em destaque é a articulação para a criação de um voo direto entre o Brasil e a Jamaica. A princípio, a proposta é que esse voo tenha como ponto de partida a cidade de São Luís, capital do Maranhão. O assunto entrou em discussão durante a Conferência do Dia Global da Resiliência do Turismo, que aconteceu neste fim de semana na Jamaica.
A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, foi uma das representantes do governo brasileiro no evento. Ao mesmo tempo, também ocorreu a discussão sobre a renovação de um acordo de cooperação turística entre os dois países. Esse acordo prevê diversas iniciativas, como intercâmbio de informações sobre tecnologia na indústria do turismo, desenvolvimento de atividades promocionais conjuntas, entre outras.
Ana Carla Lopes destaca a importância desse diálogo e cooperação internacional para o desenvolvimento econômico, geração de emprego, renda e inclusão social através do turismo. Segundo ela, essa é uma das premissas da gestão do Ministério do Turismo brasileiro.
LEIA TAMBÉM:
– Caixa tem 59 imóveis no Nordeste com descontos de até 75%
– Nordeste é a região do Brasil com menor incidência de dengue
– Conheça cursinhos gratuitos no Nordeste para o Enem
– Nordeste lidera matrículas em escola de tempo integral</a
Turismo brasileiro em retomada
Após a crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19, o turismo brasileiro está em processo de retomada, com um aumento significativo na procura por parte de turistas estrangeiros. Dados da ONU Turismo revelam que em 2023 o gasto dos visitantes internacionais no Brasil atingiu um recorde histórico de R$34,5 bilhões, superando em 1,5% os números de 2014, ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo.
Além disso, o Brasil recebeu 5,9 milhões de turistas estrangeiros ao longo de 2023, um aumento de 62,7% em relação ao ano anterior e superando as estimativas para o período em 3%.