Nordeste mostra suas belezas e encantos na Europa

O litoral brasileiro tem milhares de praias. Foto: Governo Federal
Somente o litoral do Nordeste podem ter chuvas isoladas. Foto: Governo Federal

O Nordeste brasileiro ganha destaque internacional com a apresentação de seu potencial turístico na Europa. A iniciativa, liderada pela Embratur e pelo Consórcio Nordeste, busca posicionar a região como um destino de excelência para os viajantes europeus. Desse modo, destacando sua infraestrutura, autenticidade e diversidade de experiências.

Roadshow Visit Nordeste 2025

O evento inédito ocorre em Londres (1º de abril) e Milão (3 de abril. Ao mesmo tempo, vai reunir operadores de turismo e agências de viagens. A iniciativa faz parte da estratégia de internacionalização da Embratur e do Consórcio Nordeste. O objetivo é de fortalecer a conectividade aérea e ampliar as campanhas promocionais.

Os resultados já são visíveis: nos dois primeiros meses de 2025, a chegada de turistas estrangeiros ao Nordeste cresceu 65,3% em relação ao mesmo período de 2024. A Europa tem se consolidado como um dos principais mercados emissores de visitantes para o Brasil, registrando um crescimento de 18,4% no desembarque de europeus apenas nos primeiros meses deste ano.

Conectividade Aérea e Infraestrutura

O fortalecimento da conectividade aérea é um dos pilares da estratégia da Embratur. Em parceria com a TAP Air Portugal, o roadshow em Londres e Milão contará com o sorteio de passagens aéreas para que agentes de viagens conheçam de perto os destinos nordestinos. Atualmente, Portugal se destaca como um hub de conexões para o Nordeste, com 14 rotas diretas.

O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati) também tem impulsionado essa expansão. No primeiro trimestre de 2025, cerca de 5 mil voos conectarão a Europa ao Brasil. Dessa forma,  disponibilizando aproximadamente 1,5 milhão de assentos para viajantes interessados em conhecer os encantos do Nordeste.

Diversidade de Experiências no Nordeste

Durante o evento, os nove estados nordestinos apresentarão um portfólio diversificado de atrativos turísticos. Desde as vivências culturais no Pelourinho, em Salvador, até a observação de baleias em Fernando de Noronha, a região oferece opções para todos os perfis de viajantes. Além disso, resorts sustentáveis, trilhas ecológicas e gastronomia autêntica estão entre os destaques que prometem atrair mais turistas europeus.

Turistas estrageiros no aeroporto de Salvador foto Ascom Setur BA
Turistas estrangeiros no aeroporto de Salvador foto Ascom Setur BA

LEIA MAIS – Queridinha do Nordeste terá resort do maior grupo hoteleiro do mundo

Crescimento do Turismo no Nordeste

Indicador20242025Crescimento (%)
Turistas estrangeiros no Nordeste (jan-fev)100 mil165,3 mil+65,3%
Desembarque de europeus no Brasil (jan-fev)500 mil592 mil+18,4%
Rotas Europa-Brasil (1º trimestre)3034+14%
Assentos disponíveis em voos Europa-Brasil1,3 milhão1,5 milhão+15%

A nova identidade visual do Nordeste também será apresentada no evento, fortalecendo a imagem da região como um destino unificado e de grande potencial econômico. Com uma abordagem integrada, o turismo nordestino se firma como um dos mais promissores do Brasil, impulsionando o desenvolvimento e a geração de empregos na região.

LEIA TAMBÉM
Descubra quais os estados do Nordeste que geram mais empregos
IA elege 5 destinos incríveis do Nordeste para fugir da praia
Estados do Nordeste alavancam crescimento do Brasil, diz FGV