O Nordeste é uma região rica em diversidade cultural e musical, com ritmos como forró, baião, xote, frevo, maracatu, samba, MPB, pagode e axé. E o Grammy Latino 2023, que acontece no dia 16 de novembro, em Sevilha, na Espanha, mostra um pouco isso. O anúncio nesta terça-feira (19) dos indicados para as 56 categorias da 24ª edição da premiação coloca essa diversidade em evidência. Entre os nomes que concorrem aos troféus, há uma banda e cinco artistas que representam a região Nordeste: Chico César e Elba Ramalho, da Paraíba; Àttøøxxá & Carlinhos Brown, da Bahia; Djavan, de Alagoas; e João Gomes, de Pernambuco.
Chico César concorre na categoria Melhor Canção Cantor Compositor com a música “Do Acaso”, um feat com a cantora carioca, mas sobrenome baiano, Alice Caymmi. O cantor e compositor já foi indicado ao Grammy Latino em 2015, com o disco “Estado de Poesia”.
Elba Ramalho disputa o prêmio de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o disco “Elba Ramalho No Maior São João Do Mundo”, gravado ao vivo no Parque do Povo, em Campina Grande, na Paraíba.
Àttøøxxá & Carlinhos Brown estão na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa com a música “Da Favela Pro Asfalto”, que mistura elementos do pagodão baiano com batidas eletrônicas. A banda Àttøøxxá é formada por Rafa Dias, Raoni Knalha, OZ e Chibatinha. Carlinhos Brown é um dos artistas mais premiados do Brasil, tendo vencido seis vezes o Grammy Latino.
João Gomes concorre com Elba com Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. Seu disco não poderia ter nome mais sugestivo para concorrer: Raiz.
Djavan concorre em duas categorias: Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com o disco “D”, e Melhor Canção em Língua Portuguesa, com a música “Num Mundo De Paz”. O cantor e compositor alagoano já levou para casa quatro troféus do Grammy Latino: em 2000, com o álbum “Ao Vivo”; em 2014, com o álbum “Rua dos Amores”; em 2016, com o álbum “Vidas Pra Contar”; e em 2019, com a música “Esplendor”.
Além dos representantes do Nordeste, outros brasileiros que estão na disputa são Iza, Marília Mendonça, Thiaguinho, Chitãozinho & Xororó e Titãs, dentre outros.
LEIA TAMBÉM
– Eclipse Solar fará ‘show especial’ no céu de 5 cidades do Nordeste
– Nordeste mostra sua diversidade com os indicados ao Grammy Latino
– Estado do Nordeste vai receber 1 milhão de turistas e R$ 2 bi na economia na alta temporada
– Estado do Nordeste vai puxar o crescimento do Brasil em 2023
– NORDESTE DE OLHO: projeção de crescimento da economia no Brasil dispara
Neste ano, a premiação conta com mais três categorias: Compositor do Ano, Melhor Canção Cantor Compositor e Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa.
O Grammy Latino é considerado o maior prêmio da música latina e reconhece os melhores trabalhos lançados entre junho de 2022 e maio de 2023.
A tabela abaixo mostra os indicados do Nordeste.
Categoria | Indicados do Nordeste |
---|---|
Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa | Da Favela Pro Asfalto – Àttøøxxá & Carlinhos Brown |
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira | D – Djavan |
Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa | Raiz – João Gomes Elba Ramalho No Maior São João Do Mundo – Elba Ramalho |
Melhor Canção em Língua Portuguesa | Num Mundo De Paz – Djavan Do Acaso – Alice Caymmi Feat Chico César |