Se você está planejando viajar pelo Brasil ou para o exterior na próxima temporada de verão, saiba que terá mais opções de voos disponíveis. O Ministério do Turismo e o Ministério de Portos e Aeroportos anunciaram nesta quarta-feira (25 de outubro) que o Brasil terá 94 novas rotas aéreas durante a temporada do verão 2023/2024, sendo 81 voos extras nacionais e 13 ligando destinos internacionais ao Brasil.
O programa “Conheça o Brasil: Voando” visa estimular o turismo doméstico e internacional, oferecendo mais facilidade e acessibilidade aos viajantes. Segundo os ministros, a expansão anunciada para a alta temporada representa um crescimento de quase 10% do total de rotas nacionais.
Destinos nacionais
Os novos voos nacionais vão ligar principalmente a destinos da região Nordeste, que terá 62 novas rotas, seguidos de localidades do Sudeste, do Sul e do Norte. Serão 43 destinos em 17 Unidades da Federação, com destaque para Bahia, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Amazonas, Paraíba e Pernambuco.
O Aeroporto de Salvador, na Bahia, será um dos que mais receberá novas rotas na alta temporada, com conexões para diversas cidades do país. Entre elas, estão Linhares (ES), Araxá (MG) e Comandatuba (BA), que não têm voos regulares até então. Essas rotas serão operadas pela Azul, que também terá voos para Uberaba (MG) e Campinas (SP).
A Gol terá rotas partindo de 12 Estados com destino a outros 15, envolvendo ligações como de Belo Horizonte (MG) para Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Rio de Janeiro (RJ); de Porto Alegre (RS) para Salvador (BA) e Vitória (ES); e de São Paulo (SP) para Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Natal (RN).
A Latam terá rotas do Rio de Janeiro (RJ) para Manaus (AM), Natal (RN) e Recife (PE); de Sinop (MT) para São Paulo (SP) e de Porto Velho (RO) para Manaus (AM).
A Voepass terá rotas partindo do Ceará, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de São Paulo. Haverá ligações a destinos de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte, como de Fortaleza (CE) para Campina Grande (PB) e Mossoró (RN) e de Recife (PE) para Campina Grande (PB) e Natal (RN).
A Abaeté terá uma nova rota ligando Salvador (BA) a Boipeba, na Bahia, com a operação de fretamento de aeronaves passando a ser regular para o destino.
Destinos internacionais
As 13 rotas anunciadas para o exterior vão conectar o Brasil a países como Chile, Argentina, Estados Unidos, Peru, Uruguai e África do Sul.
A Latam terá ligações de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC) para Santiago, no Chile; de Brasília (DF) para Lima, no Peru; de São Paulo (SP) para Los Angeles (Estados Unidos) e, também, para Joanesburgo (África do Sul).
A Gol terá rotas de Porto Seguro (BA), Brasília e Belo Horizonte (MG) a Buenos Aires; do Rio de Janeiro (RJ) para Montevidéu (Uruguai).
LEIA TAMBEM:
– Governo anuncia leilão de rodovias de 5 estados do Nordeste
– Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e vai expandir com turismo e energia limpa
– Estado do Nordeste vai explorar petróleo em local desafiador
Oportunidade para o turismo
Os ministros afirmaram que os investimentos na melhoria dos aeroportos viabilizaram o anúncio das novas rotas. Eles também destacaram que as novas opções de voos vão beneficiar tanto os turistas quanto os empresários do setor.
“Gargalos que são comuns a todas as companhias fizeram elas se unirem, junto do Ministério do Turismo e o de Portos e Aeroportos, para enfrentá-los, como o custo do combustível, excesso de regulação e ações judiciais. Estamos trabalhando para criar um ambiente favorável para que todos possam viajar com um preço justo. E precisamos de companhias fortes e sólidas”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou que as novas rotas vão contribuir para a retomada econômica do país após a pandemia de covid-19. “O turismo é um dos setores que mais gera emprego e renda no Brasil. Com essas novas rotas, vamos fortalecer o desenvolvimento regional e nacional, além de incentivar a cultura e o lazer dos brasileiros”, afirmou.