Nordeste já pode ter sinal 5G em todas as suas cidades

Telefonia móvel 5G

A partir desta segunda-feira (2), todas as cidades do Nordeste e do Brasil estão oficialmente liberadas para receber a tecnologia 5G. Essa inovação ocorre após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) concluírem a chamada “limpeza” da faixa de frequência de 3,5 gigahertz (GHz). Anteriormente, este local abrigava serviços de radiodifusão e televisão aberta via satélite.

Com isso, as operadoras de telefonia móvel estão livres para instalar o sinal 5G em qualquer município brasileiro. Apesar da liberação, o edital do leilão de frequências estipula que a ativação do sinal deve ocorrer em todo o país até 2029. A boa notícia é que os trabalhos de liberação da faixa acabaram com 14 meses de antecedência. Desse modo, permitindo que o Nordeste e outras regiões do Brasil entrem na nova era da conectividade.

Processo de transição para o 5G

Antes da chegada do 5G, a faixa de 3,5 GHz era usada pelas populares antenas parabólicas na Banda C. Para liberar essa frequência, a Anatel executou um processo em duas etapas:

  1. Migração da Banda C: Ao mesmo tempo, ocorreu a desocupação das 1.482 estações satelitais profissionais utilizadas por emissoras de TV e rádio, além de instituições educacionais e militares. Esse processo finalizou em março deste ano, dois anos antes do prazo.
  2. Limpeza da frequência: Foram instalados filtros nas parabólicas para reduzir interferências e distribuídos cerca de 4,3 milhões de kits de conversão gratuitos a famílias beneficiárias de programas sociais federais.

O agendamento para a distribuição dos kits gratuitos ocorre pelo telefone 0800-729-2404 ou pelo site oficial da EAF.

Cronograma do 5G

O cronograma estabelecido no edital do leilão define que todas as cidades brasileiras devem estar conectadas ao 5G até 2029. No entanto, a liberação para ativação já está disponível, e as operadoras podem antecipar o serviço em diversos municípios.

O marco mais recente foi a conclusão da limpeza de sinal em 190 municípios da Bahia, concluída com antecedência e garantindo acesso pleno à tecnologia na região Nordeste.

Tabela: Municípios do Nordeste contemplados

Segue abaixo uma tabela com o status atual e o cronograma de ativação do 5G nas cidades do Nordeste:

Estado Municípios que podem ter 5G Previsão de Ativação Total
Bahia 190 Até 2029
Ceará 184 Até 2029
Maranhão 217 Até 2029
Paraíba 223 Até 2029
Pernambuco 185 Até 2029
Piauí 224 Até 2029
Rio Grande do Norte 167 Até 2029
Sergipe 75 Até 2029
Alagoas 102 Até 2029

Com a conclusão da limpeza, as operadoras têm a possibilidade de acelerar a ativação em diversas localidades, especialmente em cidades maiores e capitais, trazendo benefícios como maior velocidade de conexão, menor latência e suporte a novas tecnologias.

O impacto do 5G no Nordeste

A chegada do 5G promete transformar setores estratégicos da economia nordestina, como turismo, agricultura, educação e saúde. Além disso, a tecnologia deve reduzir as desigualdades regionais, conectando áreas remotas e oferecendo acesso mais rápido e eficiente à internet.

Antes de mais nada, a antecipação da liberação é um avanço importante. A princípio,  mostra o comprometimento do Brasil em modernizar sua infraestrutura de telecomunicações e oferecer mais qualidade de vida à população.

Últimas

Concurso Unificado

CNU 2025: Inscrições terminam neste domingo

imensidão do Raso da Caratina

Raso da Catarina ganha destaque com série “Guerreiros do Sol”

velas de kite no horizonte

Barra do Cunhaú sedia Campeonato Nacional de Wing Foil em setembro

foto aerea de instalações

Nordeste recebe segundo Parque Aeroespacial do Brasil

jogadoras de flag

Festival de Flag Football agita o Recife neste sábado

Relacionadas

Concurso Unificado

CNU 2025: Inscrições terminam neste domingo

imensidão do Raso da Caratina

Raso da Catarina ganha destaque com série “Guerreiros do Sol”

velas de kite no horizonte

Barra do Cunhaú sedia Campeonato Nacional de Wing Foil em setembro

foto aerea de instalações

Nordeste recebe segundo Parque Aeroespacial do Brasil