A Copa do Mundo Feminina de 2027 será realizada no Brasil. E assim como ocorreu em 2014, o Nordeste vai entrar na briga para ter sedes na maior competição de futebol do planeta. Primeiramente, Salvador, Fortaleza e Recife devem ser as cidades com mais chances de receber jogos. Por fora correm as demais capitais da região. A certeza é que a realização do torneio em terras tupiniquins tem tudo para alavancar ainda mais o esporte entre as meninas. Dessa forma, quebrando barreiras machistas de outrora.
A escolha do Brasil como sede ocorreu durante o Congresso da FIFA em Bangkok. Ao mesmo tempo, a candidatura brasileira superou a europeia, formada por Holanda, Alemanha e Bélgica, com uma votação de 119 a 78.
Primeira Copa Feminina na América do Sul
Esta será a primeira edição do torneio a ser realizada na América do Sul, e o Brasil, como país anfitrião, já está automaticamente classificado. O evento de 2027 seguirá o formato de 32 seleções, como na Copa de 2023. O Maracanã será o estádio da abertura e da final do campeonato.
Gianni Infantino, presidente da FIFA, parabenizou o Brasil e expressou confiança na organização de um evento histórico. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, destacou o papel crucial das mulheres na equipe de candidatura do Brasil.
A candidatura brasileira recebeu uma avaliação técnica superior, com nota 4 (numa escala de 1 a 5), enquanto a proposta europeia obteve 3,7. Fatores como a qualidade dos estádios, a hospedagem e os locais para o Fan Festival, além do apoio do governo brasileiro, foram decisivos para a vitória.
Pela primeira vez, a sede da Copa do Mundo Feminina foi escolhida pelo Congresso da FIFA, com todas as 211 associações nacionais de futebol tendo direito a voto, exceto os países candidatos. As candidaturas puderam fazer apresentações de 15 minutos antes da votação, na qual a proposta europeia enfatizou a compacticidade de sua organização.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste dispara a audiência com novela No Rancho Fundo
– Nordeste terá réplica da capela das aparições de Fátima
– Nordeste tem três universidades entre as melhores do mundo
– Nordeste é a região que mais vai crescer no Brasil, diz estudo
Quais estádios do Nordeste podem receber jogos da Copa do Mundo Feminina?
Estádio Castelão
O Estádio Castelão, localizado em Fortaleza, é um dos maiores e mais modernos estádios do Brasil, com capacidade para cerca de 63 mil espectadores. Inaugurado em 1973 e completamente reformado para a Copa do Mundo de 2014, o Castelão oferece instalações de alta qualidade, incluindo cobertura total das arquibancadas, assentos confortáveis e infraestrutura moderna para jogadores e público. Este estádio é conhecido por sua atmosfera vibrante e é a casa dos clubes Ceará e Fortaleza.
Arena Fonte Nova
A Arena Fonte Nova, situada em Salvador, teve sua original inaguração em 1951 e reconstruída para a Copa do Mundo de 2014, combinando tradição com modernidade. Com capacidade para aproximadamente 50 mil espectadores, o estádio apresenta uma arquitetura inovadora em forma de ferradura, oferecendo excelente visibilidade de todos os assentos. A Fonte Nova é um ponto de referência no futebol baiano, sendo a casa dos clubes Bahia e Vitória, além de sediar grandes eventos culturais e esportivos.
LEIA TAMBÉM:
– Porto de Itaqui pode ganhar R$ 2,5 bilhões em investimentos
– Museus no Nordeste guardam a cultura e história regional
– Salvador terá voo direto da Air France para Paris
Arena Pernambuco
Fica em São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife. Sua inauguração ocorreu em 2013 especialmente para a Copa do Mundo de 2014. Com capacidade para cerca de 44 mil espectadores, o estádio é conhecido, ao mesmo tempo, por sua arquitetura moderna e sustentável. Desse modo, oferecendo excelentes instalações para jogadores e torcedores. A Arena Pernambuco também serve como importante local para diversos eventos esportivos e culturais na região.
Foto: Danilo Borges/Rededoesporte.gov.br