Começou nessa quinta-feira (25) o 1° Encontro de Coordenações Estaduais do Nordeste Acolhe. O evento ocorre em João Pessoa e reúne representantes de todos os estados da região. O objetivo é balanço do processo de implantação do programa.
Para além disso, a iniciativa visa potencializar ainda mais a ideia de que o “Nordeste entende que solidariedade é uma política pública”. A frase é da secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, que frisa ainda a importância do momento. “O Nordeste tem algo que nenhuma outra região tem: o acolhimento “Quanto foi providencial esse programa começar no Nordeste, porque o que mais sabemos fazer é acolher as pessoas. Esse programa tem uma intersetorialidade, precisa dialogar com demais programas da Assistência Social. A pandemia acabou, mas as consequências ficaram”, observou.
Os dois dias também servirão para fazer uma avaliação da gestão e execução dos programas; discutir os principais desafios e traçar um planejamento ante as experiências e boas práticas já adotadas durante esse ano, como forma de ampliar a cobertura e garantir a proteção às vítimas das consequências sociais e econômicas deixadas pela Covid-19.
O Encontro de Coordenações Estaduais do Nordeste Acolhe é destinado aos profissionais que atuam na coordenação do Programa de Assistência às Crianças e Adolescentes órfãos da Covid-19 nos estados do Nordeste, que executam e gerenciam programas de proteção e cuidado para crianças e adolescentes órfãos da pandemia da Covid-19, por meio do Programa Nordeste Acolhe, coordenado pela Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste.