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Nordeste é líder de embarques e faturamento em 2021

Além de mostrar índice recorde no número de embarques (7,4 milhões ao longo de 2021), o Anuário Braztoa especifica como foram as vendas das empresas associadas ao longo do ano passado. O relatório detalhado mostra que, nacionalmente, o Nordeste permanece sendo a região mais demandada, com 67% do faturamento doméstico e 85,5% dos embarques, seguido pelo Sudeste (11,2% faturamento e 4,7% de embarques) e pelo Sul (9% de faturamento e 6,8% de embarques). Norte e Centro-Oeste ficaram abaixo de 3% do total nacional.

Entre os destinos que compõem o pódio brasileiro dos mais buscados, Salvador e Praia do Forte ficaram na primeira colocação, seguidos por Natal, Gramado e São Paulo. Destaca-se que as atrações mais vendidas foram resorts, praias e Natal Luz. Mais de 2,3 milhões de diárias em meios de hospedagem brasileiros foram comercializadas no período.

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Já nos embarques internacionais, as restrições sanitárias e de circulação implementadas, em virtude da pandemia, alteraram o cenário com uma significativa redistribuição do público, mantendo as tendências iniciadas em 2020. Com isso, a América Central obteve o melhor desempenho, responsável por 27,7% do faturamento e 35,3% dos passageiros embarcados. Apesar das limitações de fronteiras, a Europa ficou em segundo lugar, com 23,8% do faturamento e 12,8% dos embarques.

No ranking de destinos, Cancun aparece em destaque, com grande vantagem dos segundos colocados Cairo e Miami. A atração mais buscada foi a Disney, mesmo diante das restrições de viagens para os Estados Unidos, vigentes até novembro de 2021. As Pirâmides do Egito também chamaram a atenção do público e apareceram entre as mais adquiridas. Em 2021, foram comercializadas mais de 687 mil diárias para hospedagens internacionais.

TÍQUETE MÉDIO E PERFIL DAS VIAGENS
Segundo informa a Braztoa, com o aumento no volume de viagens realizadas, identifica-se uma redução de 15,7% no tíquete médio dos roteiros domésticos em comparação a 2020, e de 45,8% em relação a 2019 chegando ao valor médio de R$ 820,55. “Esse número pode, em parte, ser explicado pela execução das viagens compradas nos anos anteriores, uma vez que o tíquete médio é calculado pelo faturamento do ano de 2021 e pelas viagens realizadas no mesmo ano. Esta redução também pode estar relacionada ao aumento da frequência das viagens e redução da sua duração, pela alteração dos produtos comprados, com reforço do terrestre, dentre outros fatores”, explica a CEO da Sprint Dados, Rayane Ruas.

Em relação à duração das viagens, os roteiros de média duração (cinco a nove dias) foram os mais escolhidos, alcançando 61% dos passageiros embarcados dentro do Brasil, e 79,8% dos internacionais.

Sobre o tipo de experiência vendida, as completas – aqueles que envolvem a parte terrestre e aérea – representam 45% do faturamento, enquanto as viagens que englobam apenas a parte terrestre, sem aéreo, foram responsáveis por 34,7%. Vale ressaltar que, para a aquisição de viagens, a opção de pagamento parcelado em mais de cinco vezes atendeu a maior parte dos clientes (63%). O cartão de crédito e o boleto se confirmam como os principais meios de pagamento, sendo utilizado em 50% e 49% das vendas, respectivamente.

Quando o assunto é antecedência da compra, no mercado doméstico, 51% aconteceram no mês da viagem ou no mês anterior, ou seja, compra para consumo quase imediato. Para o internacional, as aquisições foram realizadas entre dois e seis meses antes. 75% das vendas foram feitas integralmente por meio digital e 23%, pelas lojas físicas.

FONTE: PAN ROTAS

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