O Nordeste deve aumentar em 60% as vagas temporárias com demandas do final de ano. Os números seguem a tendência nacional e o setor industrial deve liderar essa geração de empregos no terceiro trimestre deste ano.
De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a expectativa é que sejam criadas cerca de 630 mil oportunidades entre julho e setembro em todo o país.
A alta na produção industrial visa atender à demanda do final do ano, quando ocorrem as
principais datas do comércio, como Black Friday e Natal. Além da indústria, que deve responder por 60% das contratações temporárias, os setores de serviços e comércio também devem aumentar o quadro de funcionários, com 30% e 10%, respectivamente.
Outro fator que impulsiona as vagas temporárias são os festejos e as datas comemorativas. No segundo trimestre, o Dia das Mães e o São João movimentaram o mercado de trabalho, especialmente no comércio, restaurantes, supermercados, bares e hotéis. Neste mês, o Dia dos Pais deve gerar mais oportunidades nesses segmentos.
Contratação temporária
A contratação temporária é uma porta de entrada para contratação definitiva do empregado. O representante da Asserttem no Nordeste, Cristian Giuriato, destaca que a efetivação de um trabalhador temporário não gera nenhum tipo de custo e ônus para a empresa.
“O sentido da lei é favorecer essa contratação direta. Ao terminar o prazo permitido pela lei, se ainda existir a necessidade do serviço, a empresa poderá efetivar a pessoa sem precisar de novo processo seletivo ou período de experiência”, frisou o representante da entidade.
Verão e férias ajudam
A proximidade do verão e das férias também estimula as contratações temporárias, principalmente em áreas ligadas ao turismo, como bares e restaurantes, shoppings e hotéis.
A tabela abaixo resume como funciona uma contratação temporária.
Tópico | Informações |
---|---|
Direitos e deveres do trabalhador | O trabalhador temporário deve ter os mesmos direitos que os colaboradores definitivos, como carteira de trabalho, salário propício, vale-transporte, entre outros. Além disso, os funcionários devem ter direito a um local seguro e confortável dentro do ambiente de trabalho. Como dever, eles devem realizar o registro de entrada, típico de qualquer trabalhador. |
Obtenção de bons resultados | O colaborador temporário deve ter como meta a obtenção de resultados positivos a partir da estipulação de objetivos a curto e longo prazo, dentro de seu tempo estipulado. Com isso, ele pode gerar maiores lucros à empresa, tendo em vista um maior desempenho pessoal da equipe. Isso também pode abrir novas oportunidades para o trabalhador em outras organizações interessadas. |
Análise de interesse e desempenho | A empresa deve realizar uma análise de disposição e satisfação por parte dos colaboradores temporários, tendo em vista um futuro interesse na contratação dos mesmos e uma possível análise crítica de trabalhadores que ainda não estão tão conectados ao negócio. Para isso, é importante uma seleção adequada dos funcionários mais interessados em crescer junto ao negócio. |
O que é o contrato de trabalho temporário? | O contrato de trabalho temporário é aquele serviço prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços. Os funcionários com esse tipo de contrato têm seus direitos assegurados pela CLT, assim como um trabalhador fixo, pois são contratados pelo mesmo regime, com a carteira de trabalho assinada. A diferença é que eles trabalham para a empresa prestadora, e não para a tomadora de serviços. |