O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaNordeste consegue estender incentivos à indústria automotiva até 2032 na Reforma Tributária

Nordeste consegue estender incentivos à indústria automotiva até 2032 na Reforma Tributária

Incentivos são válidos até 2025

Em uma das principais disputas na votação decisiva da reforma tributária, os estados do Nordeste e do Centro-Oeste conseguiram estender incentivos tributários para a indústria automotiva até 2032.

Hoje os incentivos são válidos até 2025 e custam em torno de R$ 5 bilhões por ano. Os governadores do Sul e do Sudeste eram fortemente contrários. Nesta semana, eles chegaram a assinar uma carta conjunta pedindo o fim dos benefícios.

- Continua depois da publicidade -

A prorrogação foi objeto de um destaque ao texto principal da reforma. O destaque acabou sendo aprovado por 341 votos a favor e 153 contrários.

Na votação inicial da reforma pela Câmara, em julho, os estados do Nordeste e do Centro-Oeste perderam por apenas um voto. Na ocasião, o texto em análise estendia os incentivos apenas para fabricantes de veículos elétricos ou híbridos — caso da chinesa BYD, que está se instalando na Bahia.

Durante a tramitação no Senado, essa prorrogação foi reinserida no texto. Só que o benefício, além de ter sido estendido para 2032, passou a contemplar também veículos com motor a combustão — produzidos, por exemplo, pela fábrica da Stellantis em Pernambuco. O estado de Goiás também abriga montadoras que se beneficiam dos incentivos.

LEIA TAMBÉM:
Tesouro turístico do Nordeste ganha novas dimensões; conheça
Estados do Nordeste estão no pódio da gestão fiscal no país
Nordeste desbanca o Sul como região que mais gera emprego
Cinco personalidades do Nordeste para inspirar você em 2024

Os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Claudio Castro (RJ), Romeu Zema (MG), Eduardo Leite (RS), Ratinho Jr. (PR) e Jorginho Mello (SC) assinaram uma carta contra a prorrogação.

Para eles, o benefício cria um desequilíbrio para a atração de investimentos no setor.

“No Brasil, temos parques industriais de primeiro mundo, mão de obra e engenharia qualificadas, e centros de desenvolvimento e design avançados. Temos condições de fortalecer nossa histórica vocação industrial com um olhar estratégico para um futuro sustentável”, afirmaram.

Os nove governadores defenderam, também em carta, a prorrogação dos incentivos.

“Trata-se de um mecanismo de fomento que se utiliza da característica estruturante do setor automotivo para acelerar a industrialização, através da formação de arranjos produtivos locais que se integram de modo ativo às cadeias produtivas nacionais e até mesmo internacionais. É uma política de correção de distorções que se acentuaram no decorrer da história”, diz a carta.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Terra do Vento é um paraíso perdido na divisa de três estados; saiba mais

Entre as divisas do Ceará, Piauí e Maranhão, encontra-se um destino pouco explorado, mas repleto de belezas naturais e aventuras: a Terra do Vento. Destino...