O Nordeste mostrou seu potencial na 3ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A região conquistou 154 medalhas na competição, que envolveu mais de 30 mil participantes de todo o país.
A ONHB-A é uma versão online, gratuita e aberta a qualquer pessoa acima de 12 anos da tradicional Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que é voltada para estudantes do ensino fundamental e médio. A prova tem quatro fases com questões de múltipla escolha e tarefas sobre diversos temas da história brasileira, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros.
As medalhas foram distribuídas nas quatro categorias: individual, grupo, escolar pública e escolar privada. Foram 672 medalhas virtuais de ouro, prata e bronze, além de medalhas virtuais de honra ao mérito, chamadas de “medalhas de cristal”. O destaque ficou com o estado do Ceará, que somou 52 medalhas no total, sendo 26 na competição em grupo e 26 na individual.
Veja como foi o resultado individual e em grupo
Os participantes que se destacaram na prova também poderão concorrer a bolsas de iniciação científica júnior oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As bolsas são destinadas aos estudantes de escolas públicas com melhores desempenhos na ONHB-A. O objetivo é estimular o interesse pela pesquisa e pela ciência entre os jovens.
LEIA TAMBÉM:
– Ranking elege cidades do Nordeste entre as que mais tem traições no Brasil
– O que a desoneração da folha de pagamento muda na sua vida?
– O que você não pode deixar de comer quando for ao Nordeste?
A ONHB-A é uma iniciativa da Unicamp, com apoio do CNPq, da Associação Nacional de História (Anpuh), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
A Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta é uma oportunidade para todos os interessados em aprender mais sobre a história do nosso país, de forma lúdica, interativa e desafiadora.
Foto: Unicamp