O Nordeste bateu mais uma vez o recorde de geração de energias renováveis. Dados do Sistema Interligado Nacional (SIN) indica que a produção de energia solar na região alcançou, no último dia 13, 3.178 MW, de energia solar. Dos quatro estados que mais produzem esse tipo de energia, Minas Gerais é o primeiro do país e seguido por Bahia, Piauí e Ceará.
Já com relação à energia eólica, o Nordeste também quebrou outro recorde. O pico de geração energia deste segmento na região chegou a 15.631 MW, às 21h40, no último dia 12.
Por outro lado, levantamento divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) informa que no mês de maio a Oferta Interna de Energia (OIE) deverá crescer menos que o consumo final de energia nos setores econômicos.
Segundo o Boletim Mensal de Energia, isso ocorre por conta da redução das perdas de energia na geração termelétrica. Tudo isso por conta da recuperação da geração hidráulica, depois de recuar 8,5% em 2021.
De acordo com o Ministério, a expectativa agora é que as fontes renováveis aumentem sua participação na matriz elétrica este ano. A princípio, os dados dão conta de que a energia renovável pode aumentar 46,4% com relação ao ano passado.
FONTE: Da Redação do NE9