O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaNordeste ajuda o Brasil a bater recorde em exportação de ovos

Nordeste ajuda o Brasil a bater recorde em exportação de ovos

O Nordeste está ajudando o Brasil a bater o recorde de exportação de ovos. Mesmo com as discussões sobre alta nos preços e escassez do produto no mercado interno, as exportações brasileiras somaram quase 12 mil toneladas entre janeiro e maio deste ano, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O volume é 93,1% maior que o registrado nos primeiros cinco meses de 2022 (6,187 mil toneladas) e já supera todo o exportado no ano passado (9,474 mil toneladas).

- Continua depois da publicidade -

De acordo com a ABPA, os principais destinos do ovo brasileiro foram Japão e Taiwan, que, juntos, respondem por mais de 70% do total embarcado nos cinco primeiros meses de 2023. De janeiro a maio, os japoneses importaram 4,980 mil toneladas. O volume do mesmo período em 2022 foi de 386 toneladas. Os taiwaneses compraram 3,594 mil toneladas.

Como é a produção de ovos no Nordeste?

Apesar de não ter até o momento o recorte da produção de ovos no Nordeste neste primeiro semestre, a região tem grande potencial para o setor.

Segundo dados do último levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Nordeste produziu 1,8 bilhão de dúzias de ovos em 2020, o que representa 14,5% da produção nacional.

Pernambuco é o principal produtor na região e o sétimo no país, com 413 milhões de dúzias de ovos, seguido pelo Ceará, com 410 milhões.

A produção de ovos no Nordeste tem crescido nos últimos anos, impulsionada pela demanda interna e externa. O consumo per capita de ovos no Brasil aumentou de 212 unidades em 2019 para 250 unidades em 2020, superando a média mundial de 230 unidades. Os ovos são considerados uma fonte de proteína de alto valor biológico, barata e saudável, além de terem benefícios para a imunidade, o que ganhou destaque durante a pandemia da Covid-19.

Além disso, o Nordeste tem se destacado nas exportações de ovos, principalmente para países africanos e asiáticos. Em 2020, o Nordeste exportou 1.053 toneladas de ovos, o que gerou uma receita de US$ 1,3 milhão. O principal destino foi Angola, que recebeu 60% do volume exportado. Pernambuco foi o maior exportador na região, com 573 toneladas e US$ 713 mil em receita.

 

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...