O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaNo sertão nordestino: conheça a trajetória de empresária que foi de sacoleira...

No sertão nordestino: conheça a trajetória de empresária que foi de sacoleira à dona de fábrica da própria marca

O caminho para a realização do sonho de se tornar proprietária de um negócio próprio e estabelecer uma marca reconhecida no mercado é a história inspiradora de Maiara Jeronimo, empreendedora e dona da loja Blitz, que atua há 15 anos no setor de vestuário na cidade de São Bento, no sertão paraibano. Maiara foi uma das participantes do programa Empretec, uma capacitação oferecida pelo Sebrae/PB, baseada em uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A jornada de Maiara no mercado de vestuário teve início como vendedora, trabalhando em diversas lojas e até mesmo como garçonete em uma lanchonete. O espírito empreendedor sempre esteve presente em seu cotidiano, e a ideia de abrir o próprio negócio surgiu após essas experiências. Ela começou como sacoleira, utilizando o espaço de seu quarto, até conseguir estabelecer uma loja no centro da cidade em 2010.

- Continua depois da publicidade -
loja Blitz
loja Blitz

Além de participar do Empretec, Maiara revelou ter se envolvido em consultorias e cursos promovidos pelo Sebrae/PB. Esses momentos foram fundamentais para consolidar seu sonho de empreender e conquistar espaço no ambiente de negócios. “Essa história começou com a loja e cresceu com a necessidade de oferecer produtos de melhor qualidade aos clientes. Em 2014, meu marido e eu decidimos criar a empresa Uniton e iniciar a fabricação própria das peças. Embora o projeto tenha sido formalizado na época, a consolidação veio seis anos depois, quando conseguimos expandir a produção de forma competitiva”, explicou Maiara.

LEIA TAMBÉM:
Estado no Nordeste deve iniciar fabricação de carro voador em 2024
Nordestino herói centenário da 2ª guerra é homenageado aos 105 anos

Ela destaca a importância do Sebrae desde o início desse empreendimento. “O Sebrae é crucial para mim desde o início desse sonho. É uma instituição que capacita empreendedores para enfrentar e superar os desafios do mercado. O Empretec foi determinante para estabelecer metas, potencializar habilidades empreendedoras e buscar a realização”, comentou.

Atualmente, com mais de 20 colaboradores em seus negócios, Maiara enfatiza que o empreendedorismo transformou sua realidade. “Nós, mulheres, estamos conquistando uma posição significativa na sociedade, inclusive em ambientes anteriormente predominantemente masculinos. O empreendedorismo mudou minha vida e agora me ajuda a transformar a realidade de outras pessoas, gerando renda e oportunidades de crescimento”, concluiu.

LEIA TAMBÉM:
A Reforma Tributária vai trazer benefícios para o Nordeste?
Nordestina de 93 anos com Alzheimer emociona a web com bebê
Capital do Nordeste vai ganhar túnel inovador para pedestres

Leilane Vieira, assistente administrativa da agência regional do Sebrae/PB em Pombal, ressaltou que o empreendedorismo feminino tem despertado crescente interesse nas mulheres. “Mulheres empreendedoras, ao estabelecerem suas próprias empresas, não apenas criam oportunidades de trabalho para si, mas também para outros, impulsionando a economia local e nacional. Além disso, ao se destacarem como modelos inspiradores, capacitam e encorajam outras mulheres a desafiar limites, promovendo a igualdade. Esse empreendedorismo oferece não apenas independência financeira, mas evidencia seu impacto positivo para a sociedade e a economia como um todo”, comentou.

Quanto ao papel do Sebrae nesse contexto de fomento ao empreendedorismo, Leilane Vieira destacou as diversas ações voltadas para o desenvolvimento de projetos e capacitações. “É uma instituição que desempenha um papel crucial no estímulo, apoio e capacitação de empreendedores, criando assim um ambiente propício para o crescimento de novos negócios e fortalecimento do empreendedorismo”, concluiu.

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a ser comemorado no próximo domingo (19), destaca-se como uma oportunidade de valorizar as mulheres empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país, incentivando, ao mesmo tempo, o surgimento de novos negócios liderados pelo público feminino.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Atins: Vila no Nordeste conquista o Brasil com puro charme

Atins é uma pequena e encantadora vila localizada na região dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Ela fica na foz do Rio Preguiças e à beira...