Onde o turista pode ficar pelado no Nordeste?
O Brasil possui oito praias oficiais de naturismo reconhecidas pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN). Entre elas, duas estão no Nordeste e são consideradas verdadeiros paraísos para quem busca contato mais livre e natural com a natureza: Praia de Tambaba, na Paraíba, e Praia de Massarandupió, na Bahia.

Praia de Tambaba – Conde (PB)

Foto reprodução
Localizada a cerca de 30 km de João Pessoa, no município de Conde, a Praia de Tambaba foi a primeira praia de nudismo regulamentada no Brasil, em 1991. O destino é um dos mais famosos do naturismo nacional e internacional, atraindo visitantes de diversos países.
- Atrativos: mar de águas claras, falésias coloridas, coqueirais e piscinas naturais formadas na maré baixa. A praia é dividida em duas áreas: uma para o público geral e outra exclusiva para a prática do naturismo.
- Regras: o acesso à área naturista é permitido apenas para quem aderir à prática, sendo obrigatório o nudismo. Há também normas de convivência, como proibição de fotografar sem autorização e respeito ao espaço dos demais frequentadores.
- Como chegar: a partir de João Pessoa, o acesso pode ser feito pela rodovia PB-008, seguindo por Jacumã, passando ainda das entradas de Tabatinga e Coqueirinho, seguindo a pista até o final. Há estacionamento e boa infraestrutura nos arredores.
Praia de Massarandupió – Entre Rios (BA)

Naturismo na Praia de Massarandupio foto reprodução
Situada a cerca de 90 km de Salvador, no Litoral Norte baiano, a Praia de Massarandupió é considerada um refúgio para quem busca tranquilidade e contato direto com a natureza.
- Atrativos: extensa faixa de areia clara, mar aberto e vegetação de restinga. A área naturista é oficializada e está localizada em um trecho isolado, garantindo privacidade e segurança aos visitantes.
- Regras: semelhante a Tambaba, a prática do nudismo é obrigatória dentro da área oficial. O local segue os princípios do naturismo, que incluem respeito, convivência harmônica e preservação ambiental.
- Como chegar: partindo de Salvador, o trajeto é feito pela Linha Verde (BA-099), com acesso ao povoado de Massarandupió. A partir dali, é possível chegar à praia por estrada de terra.
Turismo naturista no Nordeste
As duas praias oferecem experiências únicas, combinando natureza exuberante, liberdade e práticas de turismo sustentável. Além do banho de mar e da contemplação da paisagem, muitos visitantes destacam o clima de respeito e acolhimento que marcam o naturismo.
Portanto, para quem deseja conhecer, a dica é se informar previamente sobre as normas e ir de mente aberta para vivenciar uma experiência diferente, pautada pela valorização da natureza e do corpo humano de forma natural e respeitosa.
LEIA TAMBÉM