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Natal tem critérios de qualidade na preparação da merenda escolar da Rede Municipal

Um dos pilares de um ambiente educacional saudável é uma alimentação equilibrada, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de Natal possui um setor dedicado ao planejamento da alimentação que é ofertada nas 146 unidades de ensino da Rede Municipal. O Setor de Alimentação Escolar fiscaliza regularmente as condições dos ambientes em que são preparadas as merendas escolares e considera as individualidades que cada escola pública possui. A Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro é um dos exemplos do processo detalhista e responsável que esse aspecto da vida escolar exige.

A preparação da merenda se trata de um processo complexo e zeloso, uma vez que é necessário garantir que a comida esteja em condições ideais de consumo, e não apresentando riscos aos estudantes. Um dos deveres do Setor de Alimentação Escolar é garantir que a merenda seja produzida em ambientes higienizados e que contribua para a segurança alimentar em cada aspecto. Diariamente nutricionistas do setor visitam escolas e centros municipais de educação infantil e aspectos minuciosos como o chão da cozinha, iluminação do ambiente, qualidade da água e outros detalhes, são alguns dos pontos observados.

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Para a equipe da alimentação escolar, cada um desses pontos tem sua importância no processo de qualidade das merendas. A exemplo da iluminação, que é mister para que as merendeiras possam verificar possíveis irregularidades nas refeições, ou a água da escola, que deve estar em condições ideais para lavar os alimentos e lavar os materiais da cozinha. Cada particularidade citada, dentre outras, evidencia o cuidado em que são submetidas as merendas escolares.

A gestora administrativa da Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro, Maria Ziane de Araújo Dantas, comentou sobre esse processo que exige uma ligação direta entre Secretaria Municipal de Educação e os gestores. “Seguimos o cardápio que é enviado para as escolas, através das análises das nutricionistas do Setor de Alimentação Escolar. Esse cardápio é planejado, orientado e acompanhado por essas nutricionistas, que visam as carências de vitaminas dos nossos alunos”, disse a gestora, que também contou como ocorre a aquisição dos alimentos “fazemos a aquisição através do repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nas escolas de todo o país. Temos a orientação da secretaria sobre o que comprar e como observar os alimentos, garantindo assim a segurança dos nossos estudantes”, pontuou Ziane Dantas.

Referente à qualidade dos alimentos, a gestora relatou que a garantia do processo ocorre desde logo o pedido ao fornecedor. “Temos o maior cuidado. Somos orientados para isso, para ficar atentos à qualidade da comida que chega até a escola. A merenda é observada não só por mim, mas também pelas merendeiras e auxiliares da escola. Por exemplo, se chegar uma carne de má qualidade, uma fruta de má qualidade, nós gestores temos a obrigação de cobrar do fornecedor um produto de qualidade, até podendo ser devolvido o produto ao fornecedor, caso não esteja na qualidade solicitada”, explicou a gestora administrativa. Ziane Dantas ainda reafirmou a presença da equipe da SME-Natal na escola, que enquanto não finaliza o processo de licitação da merenda da Rede Municipal, não deixou de receber suporte para o fornecimento da merenda.

O processo de alimentação também possui valor singular para quem prepara as merendas. Parte fundamental do ambiente escolar, alimentar os alunos é para Maria Ivoneide da Silva, que é merendeira há três meses na Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro, um processo de muito orgulho e emoção. “Tenho um orgulho grande em alimentar essas crianças. É muito emocionante fazer essas merendas com amor. Sinto muito prazer em fazer essa alimentação e servir elas todos os dias. Dou o meu melhor todos os dias para fazer uma boa comida para elas. Iniciamos o processo de preparo bem cedo, às 5h40 e começamos a distribuir às 9h, indo até umas 9h30. Quando terminamos, partimos para o processo de limpeza e organização”, detalhou a merendeira que atua há 10 anos na profissão e antes era merendeira no Centro Municipal de Educação Infantil Padre Sabino Gentille.

A entrega que acontece no refeitório da escola, é motivo de euforia entre os alunos, que ficam animados para comer a comida feita com zelo e cuidado pelas merendeiras. Talita Bianca Soares Pereira, de 11 anos, que está matriculada no 6° ano B, elogia bastante a comida da escola e conta que deixou até de trazer comida de casa. “Gosto muito daqui, essa merenda é muito deliciosa. Adoro quando é dia de arroz de leite com paçoca”, disse a aluna. Outra estudante da Escola M. Professor Waldson José Bastos Pinheiro que comentou sobre as merendas foi Vitória Evelin de Nascimento, do 6° ano A e também tem 11 anos. Vitória disse que a comida é muito boa, e conjuntamente de Talita, tem muito apreço pelo arroz de leite com paçoca. “Fico ansiosa para receber as merendas, porque elas são muito boas”, contou a estudante.

Nutricionista do Setor de Alimentação Escolar, Késsia Carvalho, contou mais sobre as diferenças e particularidades que o ensino público possui. A nutricionista detalhou que cada escola possui um processo diferente de necessidades. Além disso, as idades dos alunos influenciam nas estratégias alimentares que cada escola demanda. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) têm duas refeições e Escolas Municipais têm apenas uma, devido às necessidades nutricionais que se diferem pela idade, com alunos mais novos possuindo uma necessidade nutricional diferente de estudantes com mais idade.

A nutricionista ainda explica as nuances do processo de montagem dos cardápios e da atuação da equipe do Setor de Alimentação Escolar. “O nutricionista é responsável pela montagem e organização desses cardápios. Visamos um aporte nutricional individualizado que corresponda às faixas etárias dos alunos, que possa garantir que a criança esteja alimentada e saciada, contribuindo assim para um melhor bem estar da criança no momento da aula e também visando a melhoria da saúde. Para isso, servimos refeições com um considerável valor de proteínas, carboidratos e vitaminas e minerais encontrados nas frutas. Assim, alcançamos um balanço nutricional que corrobora em uma melhor qualidade de vida para os nossos alunos da rede municipal”, disse a nutricionista.

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