O Natal na Usina 2025 vai reforçar o compromisso com a inclusão e a acessibilidade ao ampliar suas ações voltadas às pessoas com deficiência. Entre as novidades, a décima segunda edição do evento passa a contar com uma sala sensorial de relaxamento para pessoas com neurodiversidades, abafadores de ruído, audiodescrição dos espaços e exposições e intérpretes de Libras em todas as apresentações artísticas.
Além de oferecer um evento inclusivo, a programação artística também vai valorizar a representatividade, incluindo artistas que vivem com algum tipo de deficiência em apresentações musicais, teatrais e circenses. O evento será realizado de 6 a 27 de dezembro, na Usina Cultural Energisa, com atividades totalmente gratuitas.
“Ao longo dos anos, o Natal na Usina se consolidou como o principal evento da cultura paraibana no mês de dezembro. Este marco aumenta a nossa responsabilidade em tornar a cultura acessível a todos, o que nos levou a ampliar as ferramentas que possam viabilizar uma experiência inclusiva ao público com deficiência. Além disso, essa inovação significa concretizar nossos valores de representatividade e acesso facilitado à cultura”, comentou Dina Faria, diretora da Atua Comunicação Criativa, empresa responsável pela produção do evento.
“A cultura é um direito e deve ser acessível a todas as pessoas. Quando um equipamento do Instituto Energisa, como a Usina Cultural Energisa, incorpora práticas inclusivas, reafirmamos nosso compromisso com toda a sociedade paraibana, garantindo que cada pessoa possa viver plenamente as experiências culturais que promovemos”, destaca Delânia Azevedo, coordenadora de Investimento Social do Grupo Energisa.
O projeto Natal na Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio cultural do Instituto Energisa, da Brose e do Sintur, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – Do Lado do Povo Brasileiro.
Parceria com a Funad
Além das novas ferramentas de acessibilidade, o Natal na Usina também firmou uma parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), que viabilizará a impressão em braile da programação oficial do evento. Além da contribuição material, a colaboração também prevê um dia de atividades exclusivas para o público atendido pela fundação, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa. As feiras criativas do evento também vão contar com estandes específicos, onde as mães da fundação poderão expor e vender seus produtos artesanais.
LEIA TAMBÉM


