Início » Entretenimento » Natal na Usina 2025 terá encontros históricos da música nordestina em João Pessoa

Entretenimento

Natal na Usina 2025 terá encontros históricos da música nordestina em João Pessoa

O Natal na Usina 2025 promete uma edição inesquecível, reunindo grandes nomes da música paraibana e nordestina em encontros inéditos, além de uma programação marcada pela inclusão e acessibilidade. Durante coletiva de imprensa realizada nesta ...
Redação, da Agência NE9
12 de novembro de 2025 - às 14:22
Atualizado 12 de novembro de 2025 - às 14:22
5 min de leitura

O Natal na Usina 2025 promete uma edição inesquecível, reunindo grandes nomes da música paraibana e nordestina em encontros inéditos, além de uma programação marcada pela inclusão e acessibilidade. Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta, 12, na Usina Cultural Energisa, foi apresentada a programação oficial do evento — que já está disponível no site www.natalnausina.com.br.

Entre os destaques estão shows de abertura do evento, que vai reunir no mesmo palco Cátia de França, Josyara e Juliana Linhares, estreando em João Pessoa o show histórico do Coala Festival, que repercutiu Brasil afora como sinônimo de resistência e renovação.

Na mesma linha, a maior revelação do Rock do Nordeste dos últimos anos, a banda Papangu, convida Paulo Ró, um dos ícones da música paraibana eternizado pelo Jaguaribe Carne.

Mais um exemplo desses grandes encontros será o show de Bixarte com uma convidada surpresa. Bixarte é uma das divas da música paraibana que atualmente é figura carimbada nos palcos com o trabalho de atriz que executa com a mesma competência que canta.

Impacto econômico


A 12ª edição do Natal na Usina terá mais de 50 atrações culturais e prevê um impacto de R$ 1,7 milhão a R$ 2 milhões na economia da Paraíba, gerando 1500 empregos diretos temporários.

Dina Faria, diretora da Atua Comunicação Criativa e produtora do Natal na Usina, destaca que a edição de 2025 simboliza o que há de melhor na identidade paraibana. “O Natal na Usina deste ano resume tudo o que temos como valores. É o orgulho da nossa terra traduzido em diversidade, respeito e celebração da arte”, concluiu.

Outra novidade apresentada por Dina Faria foi a versão beta do aplicativo ‘Ta on, Ta aqui’. Desenvolvido em parceria pela Atua Comunicação Criativa com o projeto Rio Pomba Valley e o Instituto Energisa, o app vai reunir toda a agenda cultural e será testado durante o Natal na Usina 2025.

“A cultura é um direito e deve ser acessível a todas as pessoas. Quando um equipamento do Instituto Energisa, como a Usina Cultural Energisa, incorpora práticas inclusivas, reafirmamos nosso compromisso com toda a sociedade paraibana, garantindo que cada pessoa possa viver plenamente as experiências culturais que promovemos. O Natal na Usina é um patrimônio afetivo e imaterial da Paraíba, e ampliar sua acessibilidade é também ampliar o sentido de pertencimento e celebração que ele representa”, destaca Delânia Azevedo, coordenadora de Investimento Social do Grupo Energisa.

“Já vivi cinco edições do Natal na Usina e sei o quanto esse evento é importante e significativo para a cultura paraibana. Ele reúne diversas linguagens artísticas, da música à dança, e se consolidou como um verdadeiro palco de expressão da nossa cultura local. Mais do que um evento, trata-se de uma iniciativa sociocultural e econômica reconhecida como patrimônio cultural e imaterial da Paraíba”, comentou Márcio Zidan, diretor-presidente da Energisa Paraíba.

O projeto Natal na Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio cultural do Instituto Energisa, da Brose e do Sintur, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – Do Lado do Povo Brasileiro.

Foco na inclusão plena

Nesta edição, o Natal na Usina dá um passo importante rumo à inclusão plena. Uma parceria inédita com a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) vai garantir que pessoas com deficiência possam participar ativamente das celebrações.

“Considero louvável a sensibilidade demonstrada em facilitar a participação das pessoas com deficiência e em promover a inclusão em todos os aspectos da vida social”, destacou Simone Jordão, presidente da Funad.

Entre as ações confirmadas estão a impressão da programação em Braille, a realização da “Ação Funad no Natal na Usina” — com apresentações circenses acessíveis e visitas guiadas ao Museu da Energia — e a criação de um stand especial para as mães da Funad, que poderão expor e vender seus produtos artesanais. Além disso, uma pessoa com deficiência será contratada para integrar a equipe de produção do evento.

De acordo com Dina Faria, diretora da Atua Comunicação Criativa e produtora do Natal na Usina, o compromisso vai além do entretenimento. “Nosso objetivo é mais do que levar acessibilidade ao ambiente cultural. É contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, afirmou.

Programação vasta, diversa e com homenagens

A programação também terá bailes em homenagem aos tradicionais Assustado de Ruth Avelino, Bloco Cafuçu e as 12 edições do Natal na Usina com uma escalação de atrações escolhidas a dedo para cada dia de evento.

As atividades culturais para o público infantil estão garantidas. São atrações de circo, contação de histórias e apresentações de cultura popular dedicadas às crianças. Além disso, também haverá mostra de corais, exposições das obras de 120 artistas paraibanos, de Papais Noel e o tradicional concurso de presépios.

O Natal na Usina ainda terá a tradicional feira criativa e de gastronomia, vinil e economia criativa, em parceria com a Feira Armazém e a Feira Paraíba Vinil.

Onde acompanhar as novidades do Natal na Usina
Site oficial: www.natalnausina.com.br
IG: @natalnausina

LEIA MAIS

Assuntos