Novo ponto incentiva a economia criativa dos artesãos da cidade
O artesanato é um elemento predominante na cultura nordestina traduzindo a identidade, a história e cultura local por meio dos produtos artesanais, e é essas características que moradores e turistas que frequentam a cidade do Natal vão poder conhecer por meio do talento de 32 artesãos vinculados à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) que estão em exposição na avenida praia de Ponta Negra.
A proposta é fomentar a atividade no município durante as festividades do Natal em Natal e ofertar mais um ponto de artesanato na cidade. O público pode visitar a “Feira Cores e Luz” em Ponta Negra de quinta a domingo das 16h às 22h. O projeto vai até o dia 8 de Janeiro, quando encerra as festividades na cidade.
Entre os produtos disponíveis, pode ser encontrado crochê, biscuit, bonecas de pano, laços, decoração para casa, panos de prato, chaveiro, moda sustentável: roupa e bolsas, além de macramê e trabalhos de pintura em telas e tecidos. A ação, desenvolvida pela Prefeitura do Natal, é mais uma medida do governo municipal para a valorização do artesanato, impulsionada também pelos pequenos produtores, atraindo munícipes e turistas para o comércio local.
Segundo a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, o evento vai oferecer infinitas oportunidades para quem gosta e faz arte. “Tendo em vista que as festividades do fim do ano é uma das que mais movimenta a economia local e dos artesãos durante todo o ano, o artesanato é uma das principais rendas da economia criativa. Não poderia faltar mais essa oportunidade para os nossos artesãos. É importante salientar que o ramo tem um peso na economia local, gerando renda para muitas famílias. Então o artesanato é uma fonte de renda e criatividade extremamente forte em nosso país e em nossa região, por isso estamos sempre investindo no segmento”, concluiu.
Loja Conceito Natal Original
A Loja é um espaço oferecido pela Prefeitura para os artesãos, onde natalenses e turistas têm opção de interação com a arte, cultura, além de poderem comprar produtos genuinamente artesanais. Com localização privilegiada, no corredor da avenida Engenheiro Roberto Freire, o local é de fácil acesso e vem se consolidando como novo ponto turístico da capital potiguar.
A loja Conceito Natal Original e seu entorno ganharam destaque para apresentar a riqueza do artesanato potiguar com a exposição de 120 artesãos. Entre os produtos expostos os visitantes vão encontrar Produtos: bonecas de pano, peças em metal, quadros feitos por , pirogravura , bolsas, acessórios, roupas, utilitários para a casa.
Ao total, 152 artesãos, artistas plásticos, empreendedores individuais, cooperativas e associação de artesanato da região metropolitana estão expondo seus produtos nos dois pontos montados pela Semtas neste fim de ano.