Durante a abertura do 19º Fórum Regional de Geração Distribuída da região Nordeste, realizado no Centro de Convenções de Natal, o secretário de Meio Ambiente da cidade, Thiago Mesquita, representando o prefeito Álvaro Dias, expressou a satisfação e alegria em sediar um evento de tamanha importância, que aborda as tendências das energias renováveis no Brasil.
Em seu discurso, Mesquita ressaltou o potencial dos recursos naturais no nordeste brasileiro, especialmente no Rio Grande do Norte. Devido à sua localização geográfica, a região recebe ventos alísios do nordeste que sopram com muita força e conta com 305 dias de sol úteis por ano, o que nos torna líderes em energias renováveis.
“Esses recursos naturais nos colocam como líderes na América Latina em geração de energias renováveis. Com investimento e infraestrutura, uma gestão cuidadosa, tanto no processo de geração quanto na tramitação mais inteligente e ágil dos licenciamentos, além da distribuição dessa energia, ninguém segura nosso estado, o nordeste brasileiro”, afirmou ele.
Ele também mencionou que não há mais necessidade de alternativas não inteligentes, como algumas termoelétricas, pois é possível investir em biomassa de resíduos sólidos, energia solar e eólica. Ao finalizar, ele expressou o desejo de que esse momento seja um espaço de aprendizado, networking e, acima de tudo, de avanço para o Brasil, o nordeste brasileiro e o Estado do RN, por meio de energias renováveis e responsabilidade.
No dia seguinte, às 16h, Mesquita ministrará uma palestra intitulada “Transição energética: estado atual, tendências e desafios”. Para ele, será um momento importante para discutir aspectos relacionados à transição energética, incentivos às energias renováveis, mudanças climáticas, energia e tecnologia.
O Fórum GD Nordeste, realizado nos dias 28 e 29 de junho, é um evento de destaque no setor, organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos e promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). O fórum reúne especialistas, profissionais e acadêmicos para discutir os avanços, desafios e oportunidades da geração de energia distribuída por meio de fontes renováveis, com foco especial na energia solar fotovoltaica.
REDAÇÃO com Assessoria