Realizado pela Prefeitura, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, SEMAM e curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí, IFPI, um mutirão de limpeza às margens do rio Parnaíba mobilizou professores, gestores ambientais e voluntários em mais uma ação da Semana do Meio Ambiente da SEMAM.
A iniciativa tem o objetivo de fomentar ações que promovam a despoluição dos rios e a melhoria da qualidade das águas. “Além de ajudar a preservar os recursos naturais e evitar a poluição dos rios, esses mutirões ajudam a aumentar a conscientização da comunidade”, afirmou Luis André, secretário do Meio Ambiente.
Assim como no Programa Rios+Limpos, o mutirão de limpeza voluntária nos Rios Poti e Parnaíba realizado em maio pelo Ministério do Meio Ambiente, também com apoio da Prefeitura e SEMAM, o resultado de poucas horas de coleta deixou evidente que a situação é séria: foi reunida em dezenas de sacos uma grande quantidade de lixo, incluindo latinhas, garrafas pet e muitos produtos plásticos.
“Muitas vezes a própria população não age de uma forma correta em relação ao descarte. Por isso, é muito importante essa conscientização, visto que a educação ambiental deve estar presente desde a infância. Esse é um dos principais problemas que tentamos diariamente solucionar”, lembrou Ageu Freire, professor do curso de Gestão Ambiental do IFPI.
“É sempre uma satisfação poder contribuir com a limpeza dos nossos rios. Hoje foi ainda mais especial, pois tivemos a presença de alunos de Gestão Ambiental, que são o futuro do nosso País como propagadores da consciência ecológica’’ afirmou a professora Naisis Castelo Branco, gerente do Núcleo de Educação Ambiental, NEA, da SEMAM.