Início » Entretenimento » Museu José Lins do Rêgo abre exposição ‘12 mulheres brasileiras que fizeram história’ em João Pessoa

Entretenimento

Museu José Lins do Rêgo abre exposição ‘12 mulheres brasileiras que fizeram história’ em João Pessoa

O Museu José Lins do Rêgo, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa, abre – nesta quinta-feira (12) a exposição ‘12 mulheres que fizeram história’, da artista plástica Neide Medeiros Santos. A ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
11 de março de 2020 - às 15:52
Atualizado 11 de março de 2020 - às 15:52
2 min de leitura

O Museu José Lins do Rêgo, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa, abre – nesta quinta-feira (12) a exposição ‘12 mulheres que fizeram história’, da artista plástica Neide Medeiros Santos.

A mostra pode ser vista até o próximo dia 20 e faz parte da programação do Mês da Mulher, uma série de eventos realizados pelo Governo do Estado, através da Funesc e da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana.

São 12 obras em acrílica aquarelada sobre papel cansontelado. Obras destacam 12 mulheres brasileiras (sendo quatro paraibanas) que se destacaram em diversas áreas de atuação, das artes à psiquiatria
Estão na lista Auta de Souza, Bertha Lutz, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Nise da Silveira, Raquel de Queiroz, Tarsila do Amaral e Maria Firmina dos Reis. As quatro paraibanas são Amelinha Theorga, Anayde Beiriz, Eudésia Vieira e Violeta Formiga.

Conforme Neide, as obras começaram a ser feitas em 2018 e foram concluídas ano passado. “São todas mulheres à frente de seu tempo e que contribuíram para as nossas conquistas”, disse Neide.

Ela contou que as escolhas não foram fáceis e explicou que as cores para cada obra não são aleatórias. “A obra para Amelinha, por exemplo, é azul porque ela era conhecida como a paisagista do mar”.

A artista
Neide Medeiros Santos é de Jardim do Seridó (RN), mas está radicada na Paraíba há muitas décadas. Ela foi aluna de Cremilson Soares, Cristina Strapação e Miguel Bertollo. Entre suas exposições estão ‘A criança e a leitura’, ‘Casarios antigos de João Pessoa’ e ‘Janelas do mundo’.

Ela tem formação em Letras e pós-graduação pela UFPE e UNESP/Car. Foi professora da UFAL, UFPE e UFPB. Escreveu livros na área de teoria literária e literatura infantil. É integrante da Academia Feminina Paraibana de Letras (tendo como patrona Violeta Formiga).

Neide é Doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1999), e tem Mestrado em Teoria da Literatura pela UFPE (1981). Ela é graduada em Letras pela Universidade Regional do Nordeste.

Além de livros publicados na área de leitura e literatura infantil, é pesquisadora do Fundo de Incentivo à Cultura – FIC/PB, tendo publicado livros sobre Augusto dos Anjos e José Américo de Almeida.

Assuntos