A morte de Antônia Santa Cruz, na noite do último domingo (23), fez o Nordeste perder a mulher mais velha do Brasil. Ela era da cidade Conceição do Coité, no interior da Bahia, e viveu por 116 anos e 217 dias.
Dona Antônia perdia o posto para a cearense Francisca Celsa dos Santos que morreu, que faleceu aos 116 anos no dia 13 de junho de 2020. Na ocasião ela era a terceira mulher vai velha do mundo.
A mulher mais velha do mundo é a japonea Kane Tanaka. Ela foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo pelo livro dos recordes da Guinness em março de 2019. Na ocasião, ela tinha 116 anos. De acordo com a agência Kyodo, a família colocou como meta fazer com que Tanaka alcance os 120 anos. Ela está hoje com 119, recém completos.
Mulheres vivem mais
Uma pesquisa recente da University of California (EUA) apontou que as mulheres vivem mais que os homens. O motivo? Os efeitos protetores que o estrogênio tem sobre os cromossomos.
O estudo sugere que o estrogênio estimula a atividade de uma enzima que ajuda a aumentar os telômeros. Assim, a expectativa de vida da mulher acaba sendo prolongada.
Comparação
A expectativa de vida no Brasil hoje, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 76,8 anos.
Fonte: Da Redação