A partir desta quinta-feira, 1º de maio, a empresa Iguá Sergipe inicia oficialmente a operação dos serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto em 74 dos 75 municípios de Sergipe. A nova fase marca o início de uma concessão de 35 anos, resultado do leilão realizado em setembro de 2024, que transferiu parte dos serviços antes operados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
Transição e estrutura da concessão
Embora a Iguá tenha assumido a responsabilidade pela operação de água e esgoto, a Deso continuará em atividade, sendo responsável pela captação e tratamento da água bruta, que será posteriormente fornecida à nova concessionária.
A princípio, a concessão parcial tem como base a Lei do Novo Marco do Saneamento, que determina a universalização do acesso à água potável até 2033. Para isso, estão previstos investimentos de R$ 6,3 bilhões ao longo da concessão.
Assim, nos primeiros anos, a Iguá Sergipe deve priorizar obras estruturantes e ações emergenciais, com base em um plano diretor que será elaborado no prazo máximo de 18 meses.
Como será o atendimento ao cliente
A partir de agora, todos os serviços relacionados ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário devem ser solicitados diretamente à Iguá Sergipe. A partir de junho de 2025, as faturas de água já serão emitidas com a nova identidade visual da Iguá.
Canais de atendimento disponíveis:
Canal | Informações |
---|---|
Aplicativo Digi Iguá | Disponível para download em lojas de aplicativos |
Telefone/WhatsApp | 0800 400 4482 |
Pontos físicos de atendimento | Mais de 78 unidades em todo o estado |
Lojas em Aracaju | Ceacs dos shoppings Riomar, Aracaju Parque, Rodoviária Nova e Rua do Turista |
Além disso, todos os serviços também estão disponíveis nos canais digitais e nos pontos presenciais, garantindo maior comodidade à população sergipana.
Detalhes da concessão parcial

O leilão da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe, realizado em setembro na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, resultou na vitória da Iguá Saneamento. A empresa conquistou a concessão de dois dos quatro blocos que compõem os serviços anteriormente operados pela Deso: abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Com esse movimento, a Iguá amplia sua atuação no setor de saneamento básico no Brasil, enquanto Sergipe dá um passo importante rumo à modernização da infraestrutura e à universalização do serviço de água e esgoto.
Conclusão
Portanto, a entrada em operação da Iguá Sergipe representa uma transformação significativa na gestão do saneamento básico no estado. Afinal, com investimentos expressivos e metas definidas, espera-se que a população sergipana tenha acesso a serviços mais eficientes, com foco na sustentabilidade, na inclusão e no cumprimento das metas legais de universalização até 2033.
LEIA TAMBÉM
– Bahia desenvolve tecnologia pioneira para produção de hidrogênio verde
– Nordeste dispara número de startups e vira polo de inovação
– Nordeste tem três cidades entre as mais felizes do Brasil
– Nordeste tem o melhor restaurante do Brasil em 2025