O Ministério do Turismo divulgou o seu primeiro Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo com foco no Turismo Náutico, com os principais destinos e opções de lazer no segmento. Lançada em julho, a publicação do MTur também aponta as principais tendências e inovações do segmento, que deve ter forte contribuição na retomada do turismo no pós-pandemia.
“O Brasil possui verdadeiras joias espalhadas pelos seus cerca de 8,5 mil quilômetros de litoral e os 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis, entre outros espaços”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
A elaboração do documento teve apoio da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), formada por MTur, Embratur, Sebrae e órgãos oficiais de Turismo das 27 Unidades da Federação. Também colaboraram o Grupo de Trabalho de Turismo pelas Águas – colegiado do MTur que debate melhorias no setor, a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) e a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
Na região Nordeste, a publicação indica 27 atrativos. Os destaques incluem os cânions do rio São Francisco, em Sergipe, onde é possível percorrer de barco 17 quilômetros em meio a formações de rochas areníticas; e as deslumbrantes piscinas naturais de Maceió, Maragogi, Paripueira e São Miguel dos Milagres, cenários de imensos aquários naturais repletos de peixes, corais e ouriços.
Na região Norte o documento indica 14 atrativos, com destaque para passeios de caiaque, lancha ou barco no Parque Nacional Anavilhanas e as riquezas naturais amazônicas, partindo de Manaus (AM). Da capital do Amazonas, também é possível navegar em meio à floresta rumo à cidade de Novo Airão, contemplando lindas paisagens e a rica biodiversidade local.
O Sul do país também reserva atrativos em meio a verdadeiros ícones do turismo nacional. Os 15 pontos listados no boletim englobam o passeio de barco próximo às deslumbrantes Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), que proporciona uma visão exclusiva das mundialmente conhecidas quedas d’água.
Já no Sudeste, os 24 locais mapeados no boletim englobam renomados pontos turísticos nacionais, como a famosa Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), com direito a visitas a atrativos militares da cidade. Na região Centro-Oeste, a publicação do MTur enumera 20 destinos náuticos. As alternativas envolvem passeios de escuna pelo Lago Paranoá, em Brasília (DF).
FONTE: MERCADO E EVENTOS