Evento integra a programação da 5ª edição do Festival Internacional Imaginários Urbanos
A Pinacoteca do Ceará será palco, nos dias 16 e 17 de dezembro, da Mostra de Videoperformance, um destaque da 5ª edição do Festival Internacional Imaginários Urbanos, cujo tema central este ano é “Alianças nas Diferenças”. Nesse evento, o público terá a oportunidade de apreciar 10 obras concebidas por artistas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência (PcDs), indivíduos racializados, mulheres, entre outros.
Com uma abrangência nacional e internacional, a Mostra conta com a participação de renomados artistas, como Patfudyda (RJ), que marcou presença na última Bienal de São Paulo. Sua obra, intitulada “Ondas utópicas”, explora a capacidade da coreografia de possibilitar ao corpo inverter seus modos de operar, seduzir, escapar e resistir. Outro destaque é Gabriel Bicho (RO), reconhecido na 1ª Bienal das Amazônias, apresentando a videoperformance “Que sua luta seja como a da floresta”, que aborda a vivacidade que uma floresta preservada proporciona à nossa própria vitalidade.
Na programação, também figura Regina José Galindo (Guatemala), uma figura destacada na performance da América Latina. Em sua obra “Ríos de gente”, a artista rememora os locais por onde passou um rio desviado ou contaminado pela indústria extrativa, privando os povos originários da Guatemala de seus recursos. Já “O assobio da cabocla” abrange as relações do artista Matheus Barbosa com o sítio Alto da Raposa e a Chapada Nacional do Araripe, especialmente o sítio do distrito de Arajara, em Barbalha, na região do Cariri cearense.
Durante os dias de exibição na Pinacoteca do Ceará, às 16h, serão realizadas duas rodas de conversas, com a participação de curadores, artistas e produtores desta edição. É relevante ressaltar que todas as exibições contam com legendagem, e as rodas de conversas têm interpretação em LIBRAS. A participação em toda a programação é gratuita.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste terá ponte de R$ 202 milhões para ligar 2 estados
– Maior construtora do Nordeste vai restaurar hotéis icônicos em Salvador
– Grupo de Abu Dhabi deve investir R$12 bilhões no Nordeste; saiba mais
SOBRE O 5º FESTIVAL IMAGINÁRIOS URBANOS
Criado em 2018, o Festival vem se estabelecendo no cenário nacional dos festivais de performance, principalmente, pelo olhar voltado para as relações entre arte e cidade. Nesta edição, a partir de uma fala proferida por Helena Vieira, Pesquisadora, transfeminista e escritora, em 2017, mas que cada vez se torna mais atual, o objetivo do evento deste ano é pensar como a performance pode ser uma possibilidade de criar fios que possam gerar alianças na diferença de grupos historicamente minorizados.
A quinta edição do Festival Imaginários Urbanos conta com realização da Plataforma Imaginários, parceria do Observatório das Favelas (RJ), por meio da Bela Maré, e do Espaço Chão (MA). Apoio institucional do Instituto Juventude Inovação e da Secretaria da Cultura do Ceará, por meio do Hub Cultural Porto Dragão, Centro Dragão do Mar, Theatro José de Alencar e Cineteatro São Luiz, geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Pinacoteca do Ceará e Estação das Artes, geridos pelo Instituto Mirante.
LEIA TAMBÉM:
– Tesouro turístico do Nordeste ganha novas dimensões; conheça
– Estados do Nordeste estão no pódio da gestão fiscal no país
– Nordeste desbanca o Sul como região que mais gera emprego
– Cinco personalidades do Nordeste para inspirar você em 2024
SERVIÇO
Festival Internacional Imaginários Urbanos – MOSTRA DE VIDEOPERFORMANCE
Dias: 16 e 17 de dezembro
Horário:12h às 16h
Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Gratuito. Livre
1º dia da Mostra de Videoperformance – Chamado à coletividade(16/12)
– João Paulo Lima – Insurrecto (Fortaleza, CE)
– Matheus Barbosa – O Assobio da Cabocla (Crato, CE)
– Miguel Angel González – Soñé que el río está limpio (Bogotá, Colômbia)
– Dhanny Marinho – Se você conhece… (Fortaleza, CE)
– Gabriel Bicho – que sua luta seja como a da floresta (Porto Velho, RO)
2º dia da Mostra de Videoperformance – Coletividade na diferença (17/12)
– Jucélia da Silva – Pelo Bilro e Pelo Espinho (Pedra, PE)
– Ricardo Vilas Freire e Polina Shklovskaya – À Máxima Extensão (Belo Horizonte, MG e Moscou, Rússia)
– Pedra Silva – Promessas feitas à Sereia (Fortaleza, CE)
– Regina José Galindo – Rios de gente (Cidade da Guatemala, Guatemala)
– Patfudyda – Ondas utópicas (Rio de Janeiro, RJ)
16 de dezembro, 16h às 17h30
Mesa de Conversas com curadores e artistas
Dia: 16 de dezembro
Horário: 16h às 17h30
Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Gratuito. Livre e com intérprete de LIBRAS
Programação completa e mais informações: @maginarios_arte