A primeira reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que aconteceu nesta segunda-feira (06), em Brasília (DF), foi também o primeiro encontro entre todos os secretários com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. A ministra taxou o encontro como histórico porque, a partir de agora, segundo ela, as portas do Ministério estarão abertas para o diálogo, a união e, sobretudo, pelo início da reconstrução do turismo no país.
A Paraíba esteve representada pela presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino; pela secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosália Lucas; e pelo secretário executivo Delano Tavares. “A reunião foi bastante positiva e produtiva e abre uma nova perspectiva de trabalho em parceria com o Ministério para impulsionamento das ações de divulgação dos destinos e de uma política pública para efetivação de projetos de infraestrutura na Paraíba”, afirmou Ruth Avelino.
De acordo com a ministra, a gestão dela será “de escuta ativa”, priorizando o diálogo com os estados, medida que integra o plano de 100 dias do governo federal. “Tenho certeza que cada um de vocês, representando os seus estados, contribuirá muito com o Ministério. E nós também retribuiremos, somando e unindo esforços. Estou aqui para ouvir e buscar soluções conjuntas para as demandas e necessidades do nosso setor, disse Daniela Carneiro. Um dos primeiros passos será a preparação de um decreto que estende a validade do Plano Nacional de Turismo para 2023.
Projetos
Durante o encontro, o secretário de Sustentabilidade, Desenvolvimento Territorial e Infraestrutura em Turismo do Ministério, Carlos Henrique Sobral, apresentou ações para atração de investimentos no Brasil. Entre elas, citou um portfólio online com 68 projetos de infraestrutura turística no país que somam investimentos de R$ 29 bilhões e, juntos, têm potencial para gerar cerca de 130 mil empregos diretos e indiretos no país.
A Paraíba tem dois projetos inseridos nesse portfólio: o Polo Turístico do Cabo Branco, em João Pessoa, e a Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo. O projeto do Polo já está em pleno desenvolvimento, com a instalação de três novos equipamentos hoteleiros e de entretenimento. A Fortaleza, conforme o Ministério, está em fase de estudos de viabilidade. Somente no Polo Cabo Branco há previsão de investimentos de R$ 100 milhões e geração de mais de 1,4 mil empregos diretos.
Divulgação internacional
O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo, foi enfático ao afirmar que faz tempo que a Agência não faz a promoção devida do turismo. Ele afirmou que está montando uma equipe técnica que estará à disposição de todos os secretários. “A gente quer ser parceiro de todos os estados. Não há outro caminho de sucesso do trabalho técnico que a gente está executando se não for em parceria com quem está na ponta”, pontuou Freixo.
Ruth Avelino destacou a importância da divulgação dos roteiros brasileiros no exterior, em especial, o Maior São João do Mundo, promovido em Campina Grande. Segundo ela, a divulgação de festas populares como os festejos juninos, é um atrativo a mais para estimular a vinda de turistas estrangeiros. Os festejos juninos na Paraíba tem um forte apelo cultural e sempre esteve como prioridade da Embratur no processo de divulgação em eventos realizados no exterior.