O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoMininovelas do Maranhão fazem sucesso no Kwai e já tem 51 milhões...

Mininovelas do Maranhão fazem sucesso no Kwai e já tem 51 milhões de visualizações

Um homem convida uma moça para sair enquanto capina o solo e é desprezado por não ter status. A reviravolta da história ocorre quando ele chega de moto enquanto ela aguarda o ônibus no ponto e fica impressionada por ele ter um veículo para se locomover. A lição de moral é que todo trabalho é Digno, um episódio do criador Jardiel da Silva Barbosa, dono do perfil Na Atividade! no Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos. Esta é parte de muitas mininovelas que são produzidas diariamente pelos criadores de conteúdo integrantes da produtora de Felipe Filipini, ex-apresentador televisivo e criador de conteúdo do perfil Família em Série.

Jardiel tem 28 anos e fez seu primeiro vídeo para as redes sociais em 2010. “Sempre gostei de câmera e de me comunicar com o mundo virtual, essa é minha maneira de transmitir alegria para o público. É por meio da minha desenvoltura que desejo me destacar ainda mais no TeleKwai”, afirma o criador sobre o novo projeto de dramaturgia do Kwai, com mininovelas de dois minutos na vertical.

- Continua depois da publicidade -

Além dele, outros três criadores pegam o celular e vão em busca de um cenário para gravar seus vídeos curtos pela cidade de Chapadinha, no interior do Maranhão, e assim disseminar suas histórias pelo país. O município, localizado na região Leste do estado, com uma população estimada em 80.195 habitantes, é palco de produções que chamaram atenção do público não apenas do Maranhão mas do Brasil inteiro.

Há seis anos, Ana Clara Mendes da Cruz começou a gravar vídeos para outras plataformas, e agora aos 19 anos produz conteúdo de dramaturgia para o Kwai no perfil Um Novo Começo. “Meu objetivo é fazer as pessoas felizes assistindo meus conteúdos. Também desenvolvo agora meu lado atriz nas mininovelas do TeleKwai e posso dar uma boa vida pra minha mãe, que às vezes também participa das gravações”.

Já Rai Souza da Cruz, 21 anos, teve início no mundo da criação de conteúdo em 2017 e hoje comanda o perfil Histórias da Minha Vida. “Comecei a gostar de vídeos ao ter contato com celular. Achava tão interessante, que comecei a tentar fazer alguns por conta própria e desenvolver minhas habilidades em edição”. Em 2020 Rai conheceu o Kwai, e desde então produz vídeos para a plataforma. “Realizei meu sonho de viver do que amo fazer, e hoje meu novo objetivo é aprimorar meu trabalho e me destacar cada vez mais também no Telekwai”, completa o criador.

Robson Ferreira da Conceição tem 19 anos e começou a gravar vídeos na internet há cinco anos, antes fazia vídeos de indiretas e depois passou para vídeos de humor. “Eu tenho objetivo de conquistar tudo que eu quero e ajudar minha família, mas sempre levando a alegria e a emoção para os meus seguidores através dos meus vídeos”. O criador do perfil Momentos de Inspiração tem um dos vídeos com maior número de views do TeleKwai com mais de 11 milhões de visualizações. Com o título de “Ela terminou comigo!”, o vídeo é a primeira parte de dois episódios, que conta a história de um homem humilde que é desprezado pela namorada.

Conteúdos originais

O roteiro, a gravação, edição e divulgação ficam por conta dos criadores com apoio da produtora. Os vídeos são gravados com a câmera do celular e o cenário são as ruas de Chapadinha. “Geralmente os cenários que são usados nas gravações desses criadores são as ruas e as casas lá em Chapadinha, e eu acho isso muito legal para o público do Kwai, pois além de se reconhecerem nas histórias, os usuários também se enxergam nos vídeos pela familiaridade do local, as casas e os figurinos. Nós prezamos por uma boa imagem, por um bom áudio, mas não escondemos a origem de nenhuma conta”, explica Felipe Filipini, que faz a gestão das contas desses quatro criadores e amigos de Chapadinha e acompanha tudo de perto.

E muitas vezes é o improviso que ajuda na hora das gravações. “Durante uma gravação de um dos vídeos eles notaram que o vento estava muito forte e atrapalhava na captação do áudio, então a solução foi abrir um guarda-chuva atrás de quem estava gravando para que o vento não pegasse no microfone. E foi uma boa solução!”, comenta Filipini.

As produções, que são originais e desenvolvidas exclusivamente para a plataforma do Kwai, falam sobre conflitos do cotidiano, temas relevantes para a sociedade relacionados a questões sociais e relacionamentos. São vídeos que podem incluir um começo, um meio e um fim, ou que podem fazer parte de um arco narrativo maior com diversos episódios curtos.

Telekwai no Brasil

O programa do TeleKwai busca empoderar a cadeia de produção amadora e semiprofissional da dramaturgia no país, para permitir que criadores brasileiros se tornem estrelas de suas próprias histórias e que descubram sua própria fórmula no processo. A plataforma também quer fomentar a criação de vídeos em formato vertical e com episódios breves, lançando o novo segmento audiovisual que são as mininovelas.

Além disso, para ajudar os criadores de conteúdo nesse processo, o Kwai desenvolveu uma funcionalidade inédita para plataformas de vídeos curtos, que permite a publicação de vídeos em uma sequência específica. De início a novidade está disponível apenas para as agências, produtoras e criadores de conteúdo envolvidos no programa do TeleKwai, mas a ideia é que isso chegue a todos os usuários que queiram produzir conteúdos sequenciais para a plataforma.

De acordo com Mariana Sensini, diretora geral do Kwai no Brasil, o projeto é feito por meio das parcerias com agências, produtoras e criadores de conteúdo audiovisual, que são responsáveis pela pré-produção, produção e pós-produção dos vídeos, e que trabalham em cada etapa de construção criativa. “O Kwai atua como um consultor, dando total liberdade criativa para os parceiros. O programa busca democratizar o acesso a produções audiovisuais, independente da sua posição na cadeia de produção. Queremos que criadores brasileiros de todos os cantos do país se tornem estrelas de suas próprias histórias”, completa.

Sobre o Kwai

Um dos aplicativos gratuitos mais populares do Brasil, o Kwai permite que o público crie seu próprio conteúdo e compartilhe vídeos online de forma fácil, inclusiva e acessível, em um universo interativo que possibilita a conexão de pessoas. Com a missão de tornar a vida das pessoas mais felizes, o Kwai acredita que todos os pequenos momentos da vida merecem ser compartilhados. O app está disponível nos sistemas iOS e Android, na App Store e no Google Play . Saiba mais em: kwai.com.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Workshop de gestão empresarial passará por cinco cidades do Nordeste

Evento realizado pelo especialista Marcus Marques tem objetivo de apresentar as habilidades da maestria empresarial para acelerar os resultados dos negócios. Entre 23 e 27...