O Carnaval de 2022 foi atípico, dividido em duas partes: os blocos de rua que comemoravam a tradicional data em fevereiro e as escolas de samba que desfilaram em abril. A nova data foi atrelada ao feriado de Tiradentes, em 21 de abril, e marcou o retorno dos foliões ao sambódromo. A Criteo, empresa da área de Commerce Media, analisou os padrões de consumo em abril e apontou o crescimento das vendas no varejo.
Os dados da Criteo constataram que as vendas aumentaram de 21 para 22 de abril, movimento contrário ao que geralmente se observa entre quintas e sextas-feiras. Normalmente, as vendas tendem a cair nesses dois dias e o principal fator que pode ter contribuído para essa mudança são as vendas de última hora para o fim de semana de Carnaval.
As lojas de departamentos, em especial, foram beneficiadas pelos compradores de última hora, com aumento de 48% nas vendas na segunda semana de abril, que antecedeu a Páscoa e o feriado de Tiradentes. A Criteo identificou essas tendências por meio da análise de mais de 89 milhões de transações de unidades de varejo e 4,7 milhões de reservas de viagens em desktops, smartphones e tablets de mais de 1.200 grandes anunciantes no Brasil.
Cosméticos e fantasias tiveram pico de vendas
Uma tendência observada pela Criteo foi o aumento das vendas de fantasias e cosméticos no final de março, atingindo o pico em abril. Em comparação com os dados registrados no final de março de 2022, os figurinos tiveram um aumento de 63% nas vendas no varejo, seguido por um aumento de 43% na semana seguinte.
De forma similar, os cosméticos também tiveram um aumento no início de abril, registrando 25% a mais que nas duas semanas anteriores. Os dados apontam que, poucos dias antes do Carnaval de abril, houve um aumento de 19% nas vendas. As vendas de artigos para festas começaram a crescer em abril, atingindo o pico dez dias antes do Carnaval, com um crescimento de 69%.
“Os consumidores estavam prontos para participar e comemorar as festividades de Carnaval depois de um hiato devido à Covid-19 nos últimos dois anos. Nossos dados destacam que o mercado está trabalhando para uma recuperação e os varejistas estão vendo efeitos positivos. Com essas tendências de crescimento, podemos ver que o Carnaval, mesmo atípico neste período do ano, ainda é algo que movimenta uma parcela significativa das vendas do varejo, que sai fortalecida deste feriado”, destaca Tiago Cardoso, Diretor Geral para América Latina da Criteo.
Viagens e artigos esportivos também cresceram no Carnaval 2.0
Além das compras relacionadas ao Carnaval, os dados da Criteo também mostraram um aumento nas vendas de artigos esportivos durante o feriado de Tiradentes, com alta de 33% no início de abril em relação às duas semanas anteriores. As reservas de viagens começaram a aumentar no final de março, atingindo o pico cerca de uma semana antes do Carnaval, pouco antes da Páscoa. As reservas aumentaram 18%, com o tráfego aumentando 27% em relação às duas semanas anteriores.
“A combinação do Carnaval com um feriado que já tinha potencial para aumentar o número de viagens deixou claro que os consumidores estão retomando os seus hábitos, tanto em termos de consumo quanto de viagens. É importante observar como o varejo se comportará nos próximos meses, sobretudo à medida que os consumidores retomam às suas rotinas pré-pandemia”, acrescenta Tiago Cardoso.
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