De acordo com o painel de indicadores do 4º trimestre de 2022 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), o setor imobiliário manteve um ritmo de crescimento positivo nos nichos de vendas e entregas. Na comercialização, o mercado bateu recorde de vendas no acumulado de 12 meses, resultando em 9,2%.
Para 2023, segundo a associação, ao menos 31% da população brasileira tem a intenção de compra de imóveis.
No Nordeste, um outro cenário também vai influencia nesse cenário. Um levantamento da Brain Inteligência Estratégica e da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias aponta que a cada dez moradores do Nordeste, quatro têm a intenção de comprar uma unidade habitacional para investir, sair do aluguel ou adquirir, de fato, uma nova moradia. É a maior intenção de compra de imóveis entre as regiões no Brasil.
Tecnologia ajudando na escolha do imóvel
Um dos fatores que pode impulsionar essa busca por novos lugares de moradia e investimento são as tecnologias eminentes que vêm surgindo no setor imobiliário.
É possível, por exemplo, agilizar e automatizar grande parte do processo de atendimento de um cliente que está buscando um imóvel de forma totalmente online.
“A tecnologia tem revolucionado o mercado imobiliário nos últimos anos, tornando-o mais eficiente, ágil e moderno”, é o que afirma Alex Koeche, fundador do ProCorretor. “O uso das mais variadas ferramentas tecnológicas, como plataformas digitais, aplicativos, CRM de atendimento, inteligência artificial, integração de soluções que se complementam, entre outras, tem contribuído para a modernização e expansão deste segmento”. O empresário reforça que, além disso, as soluções tecnológicas também possibilitam uma melhor experiência para o consumidor que está buscando um produto na internet, gerando mais confiança.
No cenário atual, em que a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente no mercado imobiliário, o empresário reforça que é importante que os corretores se atentem às tendências, já que as mesmas se tornaram parte fundamental das estratégias de negócios deste setor.
REDAÇÃO com Assessoria