O setor de comunicação empresarial no Brasil terá um orçamento previsto de R$ 35,3 bilhões em 2023, representando um aumento de 3% em relação ao ano anterior, quando o valor foi de R$ 34,4 bilhões, conforme revelado em uma pesquisa exclusiva da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
Esses dados foram compartilhados durante a cerimônia de abertura do Aberje Trends 2023, realizado no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em sua 7ª edição, o evento reuniu profissionais e especialistas para discutir “A nova economia da comunicação corporativa: Tecnologias e competências que vão moldar um time vencedor”.
André Catrocchio, sócio-diretor de Risco, Compliance e PLD da Hectare Capital, empresa responsável pela administração de carteiras de títulos e valores mobiliários, destacou a importância da comunicação empresarial na construção e fortalecimento das relações com os diversos públicos e para a sustentabilidade das empresas.
A necessidade de uma comunicação eficaz para a fidelização dos clientes também foi ressaltada por Elmor, representante da Hectare Capital. Ele mencionou as mudanças visuais nas redes sociais da empresa, que buscam uma maior aproximação com o público por meio de publicações institucionais e sobre o mercado financeiro, com um design mais limpo, linhas orgânicas e cores vibrantes.
No mercado financeiro, a transparência e a confiabilidade das informações são fundamentais na comunicação, destacou Elmor. Uma empresa deve ser comprometida com a prestação de dados confiáveis aos investidores e seguir as melhores práticas do mercado, incluindo a atualização regular dos seus formulários de referência.
O executivo da Hectare Capital enfatizou que o mundo dos investimentos ainda é cercado de dúvidas para aqueles que não atuam na área, seja pela falta de familiaridade com o assunto ou pelo uso excessivo de termos técnicos, o que pode afastar os investidores individuais.
Portanto, empresas que lidam com a administração de carteiras de títulos e valores mobiliários devem adotar uma comunicação acessível em seus canais, visando se aproximar dos investidores e aumentar a taxa de fidelização, acrescentou Elmor.
REDAÇÃO