MEC define normas para implantar saberes indígenas nas escolas

indigenas

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União a Portaria SECADI/MEC nº 37 que redefine os caminhos da Ação Saberes Indígenas na Escola (Asie). A política pública é para a formação de professores indígenas. A medida reforça o compromisso com uma educação que respeite os territórios, culturas e línguas originárias. Além disso, institui a Rede de Colaboração da Ação Saberes Indígenas na Escola (ReCo-Asie).

A Asie integra a Política Nacional dos Territórios Etnoeducacionais e passa a contar com um sistema de gestão informatizado (Sisindígena), coordenação nacional, bolsas de pesquisa e ensino, além de uma articulação entre MEC, FNDE, Instituições de Ensino Superior (IES) e secretarias estaduais e municipais de educação.

Como será a Ação Saberes Indígenas na Escola?

A portaria define atribuições mais claras para cada ente envolvido, prevê mecanismos de monitoramento mais robustos e reforça a transparência no uso de recursos públicos. Também será possível ampliar a cobertura da formação e reestruturar polos de formação já existentes.

Diversos saberes indígenas ancestrais repercutem até os dias de hoje.

Confira a seguir um resumo dos principais pontos da nova portaria:

Principais diretrizes da Portaria SECADI/MEC nº 37/2025

Tema Diretriz Responsável
Coordenação Nacional Designar um Gestor Nacional da Asie SECADI/MEC
Sistema Informatizado Desenvolver e manter o Sisindígena SECADI/MEC
Formação Continuada Estabelecer etapas formativas e metas físicas MEC, IES, Secretarias de Educação
Pagamento de Bolsas Definir cronograma e transmitir dados ao SGB MEC e FNDE
Articulação Criar estratégias com outras secretarias do MEC SECADI
Apoio Orçamentário Garantir recursos e controlar previsões fiscais MEC e FNDE
Adesão Receber e aprovar planos de trabalho das IES SECADI
Atualização de Polos Polos poderão ser reestruturados após cada etapa Estados, Municípios, IES
Restituição de Valores Prever devolução ao FNDE em caso de erro Bolsistas / FNDE
Revogação Portaria nº 98/2013 é oficialmente revogada

Fortalecendo os saberes originários

Ao mesmo tempo, a Ação Saberes Indígenas na Escola já impacta comunidades em diversos estados brasileiros. Desse modo, respeitando as particularidades culturais e linguísticas de cada povo. Com a nova portaria, espera-se uma maior integração entre os entes federados e mais eficiência na formação de professores indígenas. Isso contribui diretamente para a valorização das identidades e das pedagogias próprias de cada comunidade.

A educação indígena caminha, assim, para um futuro mais estruturado, respeitoso e comprometido com a diversidade e os direitos constitucionais dos povos originários.

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