MEC define normas para implantar saberes indígenas nas escolas

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O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União a Portaria SECADI/MEC nº 37 que redefine os caminhos da Ação Saberes Indígenas na Escola (Asie). A política pública é para a formação de professores indígenas. A medida reforça o compromisso com uma educação que respeite os territórios, culturas e línguas originárias. Além disso, institui a Rede de Colaboração da Ação Saberes Indígenas na Escola (ReCo-Asie).

A Asie integra a Política Nacional dos Territórios Etnoeducacionais e passa a contar com um sistema de gestão informatizado (Sisindígena), coordenação nacional, bolsas de pesquisa e ensino, além de uma articulação entre MEC, FNDE, Instituições de Ensino Superior (IES) e secretarias estaduais e municipais de educação.

Como será a Ação Saberes Indígenas na Escola?

A portaria define atribuições mais claras para cada ente envolvido, prevê mecanismos de monitoramento mais robustos e reforça a transparência no uso de recursos públicos. Também será possível ampliar a cobertura da formação e reestruturar polos de formação já existentes.

Diversos saberes indígenas ancestrais repercutem até os dias de hoje.

Confira a seguir um resumo dos principais pontos da nova portaria:

Principais diretrizes da Portaria SECADI/MEC nº 37/2025

TemaDiretrizResponsável
Coordenação NacionalDesignar um Gestor Nacional da AsieSECADI/MEC
Sistema InformatizadoDesenvolver e manter o SisindígenaSECADI/MEC
Formação ContinuadaEstabelecer etapas formativas e metas físicasMEC, IES, Secretarias de Educação
Pagamento de BolsasDefinir cronograma e transmitir dados ao SGBMEC e FNDE
ArticulaçãoCriar estratégias com outras secretarias do MECSECADI
Apoio OrçamentárioGarantir recursos e controlar previsões fiscaisMEC e FNDE
AdesãoReceber e aprovar planos de trabalho das IESSECADI
Atualização de PolosPolos poderão ser reestruturados após cada etapaEstados, Municípios, IES
Restituição de ValoresPrever devolução ao FNDE em caso de erroBolsistas / FNDE
RevogaçãoPortaria nº 98/2013 é oficialmente revogada

Fortalecendo os saberes originários

Ao mesmo tempo, a Ação Saberes Indígenas na Escola já impacta comunidades em diversos estados brasileiros. Desse modo, respeitando as particularidades culturais e linguísticas de cada povo. Com a nova portaria, espera-se uma maior integração entre os entes federados e mais eficiência na formação de professores indígenas. Isso contribui diretamente para a valorização das identidades e das pedagogias próprias de cada comunidade.

A educação indígena caminha, assim, para um futuro mais estruturado, respeitoso e comprometido com a diversidade e os direitos constitucionais dos povos originários.

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