As belezas naturais dos destinos turísticos do Maranhão têm atraído cada vez mais celebridades para o nosso estado. Em setembro, mês que se comemora o Dia Nacional do Turismo (27), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) divulgou que os Lençóis Maranhenses, Alcântara e São Luís foram os destinos preferidos dos famosos para curtir e relaxar. Destaque para a visita do ator e apresentador Márcio Garcia e família; das atrizes Cláudia Raia e Sheron Menezes; dos atores Sérgio Malheiros, Guilherme Piva, Guilherme Weber; chef Lucas Corazza; além das digitais influencers Sarah Poncio e Patty Leone.
Por meio de press trips, a convite do Governo do Estado, através da Setur, a digital influencer e apresentadora Patty Leone e o confeiteiro e jurado do programa “Que Seja Doce”, do canal GNT, Lucas Corazza, conheceram diversos atrativos turísticos maranhenses.
Em terras maranhenses, a influencer visitou os Lençóis Maranhenses, além de Atins e a capital São Luís, degustando o melhor da culinária local à base de frutos do mar. Além de visitar o Ceprama, onde teve experiência com as rendeiras de bilro. Fez cavalgada, assistiu ao pôr do sol e também tomou café da manhã nas dunas do Parque Nacional do Lençóis Maranhenses. “Os Lençóis Maranhenses no final de tarde é um espetáculo. É nesse momento, ouvindo somente o barulho do vento, que temos a real dimensão de Deus. Somos pequenos demais diante da natureza. E nossa obrigação como seres humanos é admirar mas, acima de tudo, preservar”, relatou a Patty Leone.
Press Trips
As press trips são ações promovidas pela Superintendência de Promoção, Marketing e Eventos da Setur, que visam promover o destino e atrair turistas, geração de emprego e renda para a população.
“O Maranhão não está na moda de repente: temos feito um trabalho de promoção muito forte e agora colhemos o reflexo de todo esforço e investimento ao longo dos anos. Além, claro, de que nosso Estado é abençoado e os convidados se encantam com as cidades, nossas histórias, cultura, religiosidade, gastronomia e a alegria do maranhense. Vamos continuar trabalhando para que o Maranhão siga sendo o destino de muitos nas próximas viagens”, destacou o secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior.
Para a superintendente de Promoção, Marketing e Eventos da Setur, Cristiane Muller, estas ações aumentam a visibilidade do estado. “As press trips, que sempre fizeram parte do nosso planejamento estratégico com artistas, influenciadores e impressa especializada, são uma ótima oportunidade para as personalidades desbravarem o nosso Maranhão de encantos, e divulgarem através das suas redes sociais e conteúdos nas mídias digitais para o seu público, que ultrapassam mais de 52 milhões de seguidores”, explica Cristiane Muller.
Outro que foi atraído pelas belezas maranhenses foi o confeiteiro e jurado do programa “Que seja Doce”, do canal GNT, Lucas Corazza. Ele também contemplou o nascer do sol do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tomando café da manhã, onde também passeou de caiaque. Lucas Corazza também visitou a cidade histórica de Alcântara, onde teve uma experiência gastronômica com o doce de espécie. Na capital São Luís, o jurado visitou o Espigão Costeiro e realizou um city tour pelo Centro Histórico, onde visitou os Museus da Gastronomia e do Palácio dos Leões.
Promoção do destino Maranhão
No final de 2020, a Setur realizou ações promocionais com press trips nas cidades de São Luís, Barreirinhas e Atins.
Os convidados, naquela ocasião, foram os influenciadores Rafael Zulu, Aline Becker, Juliana Paes, Léo Santana e Lorena Improta. Eles visitaram o Maranhão em roteiros que promoveram as belezas e serviços turísticos da região, com direito a muitas fotos nas lagoas de águas cristalinas e dunas dos Lençóis Maranhense e no vilarejo de Atins.
FONTE: SECOM MA