Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental chega à quarta edição
Conduzido pela Pipe.Social e pelo Quintessa, o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental chega à quarta edição, destacando análises de 1.011 negócios de impacto. O levantamento, realizado a cada dois anos desde 2017, é composto por:
- perfil do empreendedor e dos negócios;
- panorama das finanças dos negócios mapeados (acesso a recursos financeiros);
- modelos de negócio;
- tecnologias emergentes;
- demografia regional;
- e cases de soluções de impacto socioambiental.
Esse conjunto de dados analíticos traça uma radiografia completa do ecossistema, compondo a maior pesquisa nacional de negócios de impacto.
A região Sudeste do Brasil concentra 58% das sedes dos negócios de impacto social e ambiental. O Sul reúne 14%, seguido pelo Nordeste com 12%; Norte com 5%; e Centro-Oeste com 4%. Entre os Estados, destaque para São Paulo (39%) e Rio de Janeiro (10%). Esses são alguns dos dados da quarta edição do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental – conduzido pela Pipe.Social e pelo Quintessa –, que traz análises de 1.011 negócios de impacto e foi realizado com o suporte de 66 organizações espalhadas pelo país.
O levantamento mostra, ainda, que 59% dos negócios da base de 1.011 estão nas capitais e 35% no interior. A análise mostra que por mais que os negócios tenham sedes concentradas no Sudeste – região com maior acesso a benefícios como networking, eventos, mentorias, acelerações/incubações e até investimentos –, o impacto gerado por essas soluções tem escala nacional e grande potencial para atuar em vários desafios brasileiros, onde quer que estes estejam, como também apontam os dados de operação no país, ou seja, apesar de manterem um CNPJ no Sudeste, cerca de um terço dos negócios tem alcance nacional: 59% operam no Sudeste; 37%, Nordeste; 37%, Sul; 30%, Centro-Oeste; e 28%, Norte.
Segundo Mariana Fonseca, cofundadora da Pipe.Social e uma das coordenadoras do mapeamento, um dos achados da análise da distribuição dos negócios pelo país é o Estado do Pará, que, proporcionalmente ao volume populacional, é um Estado que compete com outros do Sul e Sudeste, especialmente se destacando como um hub de bioeconomia.
LEIA TAMBÉM:
– Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
– Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
– Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
– O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística
Os negócios que resolvem problemas sociais e ambientais – foco das análises do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, a maior pesquisa da temática no país – compõem um modelo em franca expansão no Brasil: o empreendedorismo de impacto. Com a proposta de contribuir para a transformação positiva da sociedade, essas empresas atuam com produtos e serviços que endereçam respostas – tecnológicas, inovadoras e com base em ciência – para desafios contemporâneos nas áreas de inclusão produtiva, saúde, habitação, educação e serviços financeiros, entre outras. Com um ecossistema mais maduro, os negócios de impacto sobreviveram à pandemia de covid-19 e seguem ampliando os faturamentos, influenciando a criação de mecanismos financeiros de captação de recursos e alimentando novos setores como das Economias Verde e Prateada, além de mercados emergentes como o de Carbono.
A edição 2023 conta com o patrocínio da Coalizão pelo Impacto, do Cubo Itaú ESG, Fundo Vale, Instituto Helda Gerdau e Instituto Sabin. A iniciativa do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental é resultado da união da Pipe.Social e do Quintessa – protagonistas no ecossistema de impacto nacional –, que formam a Base de Impacto: responsável por aumentar a oferta de benefícios aos empreendedores, ampliando a conexão com os mercados.
LEIA TAMBÉM:
– Ranking elege melhores cidades do Nordeste para envelhecer
– Cinco coisas espetaculares que você só vai ver no Nordeste
– Escola pública do Nordeste ganha prêmio de melhor do mundo
CONCEITO-CHAVE
Os negócios de impacto são empreendimentos que têm a intenção clara de endereçar um problema socioambiental por meio de sua atividade principal, ou seja, produto/serviço e/ou sua forma de operação. Esses negócios atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retornos financeiros, e se comprometem a medir o impacto que geram.