O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, publicou no Diário Oficial do Estado (DOU) desta terça-feira (8) o reconhecimento oficial da Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa como Patrimônio Imaterial da Bahia. A honraria já havia sido concedida no último domingo, durante a missa de 332 anos da procissão, que contou com a presença do chefe do Executivo baiano.
A Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa é um dos eventos religiosos mais importantes do estado, que atrai milhares de baianos e turistas. A festa acontece de 28 de julho a 6 de agosto, sendo o último dia marcado pela tradicional procissão do Bom Jesus. A romaria baiana é a terceira maior do Brasil.
Com o reconhecimento, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura, ficará responsável por adotar as providências previstas em lei para a preservação e a valorização desse patrimônio.
Segundo o Governo do Estado, a previsão é de que o evento religioso deste ano tenha reunido 700 mil pessoas e injetado mais de R$ 1 milhão na economia local.
Bom Jesus da Lapa é destaque nacional, entre outros fatores, por sediar a terceira maior romaria do Brasil. São festejos aguardados por fiéis, visitantes e turistas que aproveitam para conferir de perto as belezas do Santuário, na gruta, além de vários pontos turísticos da cidade. Também pela rede hoteleira, comerciantes e especialmente centenas de vendedores autônomos, que aproveitam a data para conseguir gerar sua renda.