O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoMais uma romaria do Nordeste é reconhecida como Patrimônio Imaterial

Mais uma romaria do Nordeste é reconhecida como Patrimônio Imaterial

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, publicou no Diário Oficial do Estado (DOU) desta terça-feira (8) o reconhecimento oficial da Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa como Patrimônio Imaterial da Bahia. A honraria já havia sido concedida no último domingo, durante a missa de 332 anos da procissão, que contou com a presença do chefe do Executivo baiano.

A Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa é um dos eventos religiosos mais importantes do estado, que atrai milhares de baianos e turistas. A festa acontece de 28 de julho a 6 de agosto, sendo o último dia marcado pela tradicional procissão do Bom Jesus. A romaria baiana é a terceira maior do Brasil.

- Continua depois da publicidade -

Com o reconhecimento, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura, ficará responsável por adotar as providências previstas em lei para a preservação e a valorização desse patrimônio.

Segundo o Governo do Estado, a previsão é de que o evento religioso deste ano tenha reunido 700 mil pessoas e injetado mais de R$ 1 milhão na economia local.

Bom Jesus da Lapa é destaque nacional, entre outros fatores, por sediar a terceira maior romaria do Brasil. São festejos aguardados por fiéis, visitantes e turistas que aproveitam para conferir de perto as belezas do Santuário, na gruta, além de vários pontos turísticos da cidade. Também pela rede hoteleira, comerciantes e especialmente centenas de vendedores autônomos, que aproveitam a data para conseguir gerar sua renda.

TópicoInformações
O que éA Romaria de Bom Jesus da Lapa é uma manifestação cultural e religiosa católica, que acontece na cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. É considerada a maior romaria da Bahia e a terceira maior do Brasil.
OrigemA Romaria de Bom Jesus da Lapa tem sua origem na descoberta da gruta, transformada em santuário pelo Francisco Mendonça Mar, no século XVII. Ele trouxe uma imagem do Senhor Bom Jesus e viveu como um eremita na caverna. Com as descobertas das minas de ouro na região, muitos viajantes, mineradores e mascates passaram a visitar a gruta e a se estabelecer no entorno, formando o arraial Bom Jesus da Lapa.
DataA Romaria de Bom Jesus da Lapa ocorre anualmente do dia 28 de julho a 6 de agosto. O dia 6 de agosto é o ápice da festa, com a procissão do Bom Jesus, que reúne cerca de 500 mil pessoas.
RomeirosOs romeiros são os devotos que vão a Bom Jesus da Lapa para prestar suas homenagens ao Senhor Bom Jesus e à Nossa Senhora da Soledade. Eles vêm de vários estados do Brasil, principalmente da Bahia e de Minas Gerais. Eles se hospedam em hotéis, pousadas, casas de aluguel ou barracas. Muitos usam chapéu de palha encapado com pano branco e fita verde, que simbolizam as vestes do Bom Jesus e a esperança.
PatrimônioA Romaria de Bom Jesus da Lapa foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia pelo governador Jerônimo Rodrigues em 2021. O reconhecimento visa preservar e valorizar essa tradição cultural e religiosa do estado.
Fotos: Prefeitura de Bom Jesus da Lapa

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Turismo de Instagram no Nordeste: quais os destinos mais ‘Instagramáveis’

O turismo de Instagram vem crescendo no Brasil, e o Nordeste desponta como um dos destinos favoritos para quem busca paisagens deslumbrantes e experiências...