O Origem Week aconteceu durante quatro dias de atividades, efoi encerrada no último domingo no Centro de Convenções de Salvador.
O evento, uma feira de produtos gourmet, da agricultura familiar e do artesanato das 13 zonas turísticas da Bahia, teve 18 mil visitantes e movimentou mais de R$ 2 milhões em negócios. Os produtos apresentados, despertaram o interesse das redes de supermercados Hiperideal, RedeMix e Bompreço e dos hotéis Fasano e América Towers, além de panificadoras, empresas verdes e lojas de decoração.
A Associação de Mulheres Agricultoras de Duas Barras do Fojo, em Mutuípe, nos Caminhos do Jiquiriçá, levaram para o evento chocolate em pó, licores e geleias, que encontraram compradores. “Estamos com dois negócios praticamente fechados, um deles com a empresa Mundo Verde. A feira foi nota mil, uma vitrine que nos abriu grandes oportunidades”, revelou a presidente da entidade, Damiana Martins.
“A feira foi um divisor de águas. Os pequenos produtores mostraram que podem competir com os grandes, porque oferecem qualidade. Trouxe 600 quilos de linguiça defumada e vendi tudo, em apenas dois dias. Se eu soubesse que seria assim, teria trazido mais”, comemorou o empresário Alex Rocha, da fábrica Tradição Alimentos, que funciona em Barra do Choça, nos Caminhos do Sudoeste.
A Origem Week também ofereceu ainda, capacitação a duas mil pessoas, incluindo o curso de atualização sobre a Estrada do Chocolate, na Costa do Cacau. A feira foi gratuita e arrecadou seis mil quilos de alimentos não perecíveis para a campanha “Bahia Sem Fome”, do Governo do Estado, um dos parceiros dos organizadores. As secretarias de Turismo (Setur-BA) da Agricultura (Seagri), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Meio Ambiente (Sema), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Desenvolvimento Rural (SDR) estiveram envolvidas no evento.