Início » Cotidiano » Maior cidade do Nordeste tem noite de chuvas, raios e trovões

Cotidiano

Maior cidade do Nordeste tem noite de chuvas, raios e trovões

Na noite de quinta-feira (27) e durante a madrugada desta sexta-feira (28), Fortaleza, a maior cidade do Nordeste, recebeu uma forte tempestade que trouxe chuvas intensas, raios, trovões e relâmpagos. O em diversas áreas da ...
Redação, da Agência NE9
28 de fevereiro de 2025 - às 08:33
Atualizado 28 de fevereiro de 2025 - às 08:33
3 min de leitura

Na noite de quinta-feira (27) e durante a madrugada desta sexta-feira (28), Fortaleza, a maior cidade do Nordeste, recebeu uma forte tempestade que trouxe chuvas intensas, raios, trovões e relâmpagos.

O em diversas áreas da capital cearense, além de transtornos para moradores e prejuízos em vias públicas e residências. Ao mesmo tempo, a Defesa Civil emitiu um alerta sobre os riscos de inundações e descargas elétricas.

Chuvas Recordes e Alagamentos

De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fortaleza registrou 126 milímetros de chuva entre 7h de quinta-feira e 7h desta sexta-feira, a maior precipitação do estado no período. Outros municípios cearenses também foram afetados, como Maranguape e Beberibe, ambos com 120 milímetros.

Os alagamentos atingiram vários bairros da capital, incluindo Barroso, Cidade dos Funcionários, Montese, Messejana, Benfica, Passaré e Praia de Iracema. Imagens compartilhadas por moradores nas redes sociais mostram ruas completamente inundadas, carros parados e até um hospital público com áreas alagadas.

Defesa Civil em Alerta

Diante da intensidade das chuvas, a Defesa Civil de Fortaleza emitiu um alerta para a população, destacando os riscos de inundações e a ocorrência de raios. A orientação é que os moradores evitem áreas alagadas, não tentem atravessar ruas ou avenidas com água corrente e fiquem atentos às atualizações dos órgãos oficiais.

Causas das Chuvas Intensas

A princípio, a Funceme explicou que as chuvas fortes estão associadas à aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Este é um sistema meteorológico responsável pelas precipitações no Ceará entre fevereiro e maio. Assim, a ZCIT é caracterizada por nuvens carregadas que provocam chuvas intensas e rápidas, com potencial para causar transtornos urbanos.

Fortaleza lidera o PIB da Região, investindo em capacitação e ações de geração de emprego e renda Foto Kiko Silva
Fortaleza Foto Kiko Silva

LEIA MAIS – Nordeste terá Carnaval com ondas de calor e chuvas isoladas

Tabela de Precipitações no Ceará

Município Precipitação (mm) Situação
Fortaleza 126 mm Alagamentos em vários bairros
Maranguape 120 mm Chuvas intensas e alagamentos pontuais
Beberibe 120 mm Precipitações fortes e transtornos locais
Outros 101 municípios Variações Chuvas moderadas a intensas

Impactos e Recomendações

Além dos alagamentos, a tempestade trouxe riscos associados aos raios e trovões. A Defesa Civil recomenda que os moradores evitem:

  • Caminhar ou dirigir em áreas alagadas;
  • Ficar embaixo de árvores ou estruturas metálicas durante tempestades;
  • Usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante descargas elétricas.

Em suma, a noite de chuvas intensas em Fortaleza serviu como um alerta para a importância de medidas preventivas. Enquanto a Zona de Convergência Intertropical continua atuando no estado, é essencial que a população fique atenta às orientações dos órgãos competentes e tome os cuidados necessários para garantir sua segurança.

LEIA TAMBÉM
Nordeste: Pesquisa revela otimismo com 2025 em 45% dos MEIs
Vem aí a legalização dos cassinos: Nordeste preparado
Estado do Nordeste lidera ranking de quitação de dividas